ESPECIAL BARRAGENS: Consórcio Rota do Yucumã promoverá encontro regional no dia 30 para deliberar sobre projeto Garabi/Panambi – Rádio Alto Uruguai | FM 92,5 – FM 106,1
Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

MANCHETES

ESPECIAL BARRAGENS: Consórcio Rota do Yucumã promoverá encontro regional no dia 30 para deliberar sobre projeto Garabi/Panambi

Encontro deverá acontecer na cidade de Santo Augusto e é encarado como fundamental para unificar e fortalecer o posicionamento da região

18 de julho de 2019
Parque Estadual do Turvo é o principal espaço de biodiversidade e de potencial turístico da região (Foto: Parque Estadual do Turvo/Divulgação)

O presidente do Consórcio Rota do Yucumã e prefeito de Coronel Barros, Edison Arnt, confirmou à reportagem da Rádio Alto Uruguai que manteve contato com o prefeito de Derrubadas, na quarta-feira (17), quando acertaram a realização de uma reunião regional do consórcio, composto por 32 municípios integrantes da Amuceleiro e Amuplam, para o próximo dia 30 de julho, provavelmente na cidade de Santo Augusto. De acordo com Edison, o encontro servirá para o consórcio deliberar um posicionamento coletivo quanto à questão das barragens no rio Uruguai, especialmente o projeto do complexo energético Garabi/Panambi.

Assim como o município de Derrubadas vem destacando, o presidente da Rota do Yucumã também afirma que as discussões não estão tendo a clareza devida, com a apresentação de estudos de impactos ambientais por parte da Eletrobrás. Edison também quer se inteirar sobre ação judicial que tramita na Justiça Federal de Santa Rosa, que paralisou o andamento do projeto.

Foi esta demanda no judiciário que suspendeu o processo de licenciamento ambiental para a instalação da Usina Hidrelétrica de Garabi-Panambi. A sentença do juiz Rafael Salapata, da 1ª Vara Federal de Santa Rosa, proferida em agosto de 2017, confirmou integralmente a decisão liminar deferida em primeira instância e posteriormente mantida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que proíbe, desde 2015, a expedição de licença prévia e suspende o processo de licenciamento ambiental para a usina.

A ação civil pública é assinada em conjunto pelo Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS). Na ação, os órgãos argumentam que o Parque Estadual do Turvo, em Derrubadas, é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral que não pode sofrer qualquer alteração humana, além de ser tutelado pelo regime jurídico de tombamento, o que o caracteriza como bem cultural e socioambiental do RS (Lei Estadual nº 7.213/78).

Região turística está unida

De acordo com o presidente do Consórcio Rota do Yucumã, a entidade está atenta aos desdobramentos e também quer propor estudos e análises que possam fortalecer este debate. “A gente tem uma preocupação enorme porque tantas barragens já foram feitas e acho que é o único local ainda que resta, e esse grande dilema se vai sumir o Salto, qual a real área que atingirá afetando os dois países. Temos que preservar esse potencial turístico”, destaca Edson.

O Consórcio Turístico Rota do Yucumã é a maior rota turística do Rio Grande do Sul, sendo composta por 32 municípios. O prefeito Edson diz que a entidade está unida, vem tendo um fortalecimento na relação entre os municípios da região Celeiro e do Planalto Médio, e destaca que o Salto do Yucumã é fundamental para a consolidação deste processo.

Presidente da Rota do Yucumã e prefeito de Coronel Barros, Edison Arnt (Foto: Arquivo/Rádio Alto Uruguai)

Saiba mais sobre o Consórcio Rota do Yucumã

O Consórcio Rota do Yucumã, pessoa jurídica de direito público, criada no ano de 2000, tem como objetivo principal promover a conscientização e a educação para o desenvolvimento do turismo sustentável junto à comunidade local.
Localizada no Noroeste Colonial do Rio Grande do Sul, a Rota do Yucumã está inserida em uma região de transição entre os campos gerais e as áreas de formação das depressões das encostas do Rio Uruguai. Essas características permitem à região apresentar uma grande diversidade de flora e fauna, observadas especialmente no Parque Estadual do Turvo, no município de Derrubadas.

Hoje, a Rota do Yucumã possui 32 municípios consorciados: Ajuricaba, Augusto Pestana, Barra da Guarita, Bom Progresso, Braga, Campo Novo, Catuípe, Chiapetta, Condor, Coronel Barros, Coronel Bicaco, Crissiumal, Derrubadas, Bozano, Esperança do Sul, Humaitá, Ijuí, Inhacorá, Jóia, Miraguaí, Nova Ramada, Panambi, Pejuçara, Redentora, Santo Augusto, São Martinho, São Valério do Sul, Sede Nova, Tenente Portela, Tiradentes do Sul, Três Passos e Vista Gaúcha.

Todos os projetos desenvolvidos pelo Consórcio Rota do Yucumã se diferem pela grande preocupação dos princípios de sustentabilidade, especialmente na agregação de renda ao homem do campo, capacitando a mão de obra local, assim gerando emprego e renda.

Em 2007, foi desmembrada da Região Missões sendo assim, criada a 10ª região turística do Rio Grande do Sul: a Região Turística do Yucumã. Este foi um divisor de águas para o desenvolvimento turístico, pois a região passou a receber maiores investimentos públicos e privados fazendo com que cada vez mais a população acreditasse no turismo como uma alternativa viável de desenvolvimento.

 

Ao longo desta semana estamos trazendo reportagens especiais em uma série que destaca os possíveis impactos socioambientais com a construção de novas hidrelétricas no rio Uruguai.

 

LEIA MAIS NO ESPECIAL BARRAGENS:

– Município de Derrubadas diz que não há comprovação dos reais impactos de Garabi/Panambi no Salto do Yucumã

– Prefeito de Derrubadas pede apoio às lideranças regionais na luta pela preservação do Parque Estadual do Turvo

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados