Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Vítima cai em golpe pelo WhatsApp em São Luiz Gonzaga

Após clonar conta no aplicativo de um amigo da vítima, estelionatário pediu empréstimo de R$ 1.300,00.

14 de janeiro de 2020

Um golpe praticado pelo aplicativo de mensagens WhatsApp fez uma vítima em São Luiz Gonzaga. A Delegacia de Polícia do município registrou na quinta-feira passada o caso. A vítima recebeu a mensagem de um amigo em que dizia estar precisando de um empréstimo. O valor seria de R$ 1.300,00 para ser depositado na conta de uma terceira pessoa.

A vítima efetuou a transferência e enviou o comprovante. Mais tarde, a esposa deste amigo publicou em uma rede social que o WhatsApp do marido havia sido clonado. Ciente de que havia caído em um golpe, a vítima, que reside em Porto Alegre, mas estava em São Luiz a trabalho, entrou em contato com a agência e foi orientada a registrar ocorrência.

Como o golpista faz a clonagem 

Para clonar uma conta de WhatsApp, o criminoso cadastra indevidamente o número de telefone do usuário em outro dispositivo e, após esse processo, um SMS contendo um código de liberação de acesso é enviado ao celular da vítima. Depois, ela é induzida a fornecer esse código ao hacker e, em seguida, a sua conta de WhatsApp é bloqueada.

Ao ter livre acesso à conta de um usuário, o hacker pode usar o conteúdo das mensagens para fazer chantagens à vítima. É comum também que o invasor se passe pela vítima para aplicar golpes em seus amigos e familiares.

O usuário jamais deve informar a terceiros o código de liberação de acesso do WhatsApp. É importante, além disso, ativar a verificação em duas etapas para reforçar a segurança da conta e evitar conectar o celular em redes Wi-Fi desconhecidas. Se possível, deve ser instalado um aplicativo para proteger o mensageiro com senha.

Fonte: Rádio São Luiz e TechTudo

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados