Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Vigilância Sanitária do município realizou fiscalização na unidade da Seara/JBS em Três Passos

Até o momento, frigorífico não apresentou nenhum caso suspeito entre seus colaboradores

30 de abril de 2020
Ações de fiscalização e monitoramento, na manhã desta quinta-feira (Fotos: Prefeitura de Três Passos / Divulgação)

A Secretaria de Saúde de Três Passos e a Vigilância Sanitária do município esteve realizando monitoramento junto à unidade da Seara/JBS, no início da manhã desta quinta-feira (30), com o objetivo de fiscalizar e verificar as medidas que a empresa adotou para a prevenção da pandemia de Covid-19.

Uma das principais ações foi a prestação de orientações ao grupo de funcionários da empresa e a verificação, in loco, das medidas que foram estabelecidas pela empresa em seu plano de contingência da unidade local.

Em reunião na segunda-feira (27), entre representantes da prefeitura e da gerência local da Seara/JBS, foi entregue ofício aos representantes da empresa, solicitando a formatação de um plano de contenção e prevenção, concedendo prazo de 48 horas para resposta, o que foi cumprido, com o encaminhamento de protocolo documentado e registro fotográfico das medidas adotadas.

A gerente da unidade Seara/JBS de Três Passos, Mirta Thiesen, confirmou aos representantes da administração municipal, na segunda-feira, que a empresa está adotando rígidos protocolos e medidas de controle em suas fábricas, centrais de distribuição, lojas e escritórios, seguindo todas as recomendações dos órgãos de saúde. Inclusive, Mirta destacou a contratação de uma consultoria, a partir do trabalho prestado pelo Hospital Albert Einstein, de São Paulo, que está colaborando para a tomada de decisões e principais medidas de prevenção adotadas pela JBS.

Os eixos principais das medidas adotadas pela JBS, são:
– segurança para grupos de risco;
– higienização e desinfecção;
– distanciamento seguro;
– cuidados pessoais;
– equipamento de proteção individual;
– coibir a aglomeração;
– contratação de consultoria clínica;
– vacinas e monitoramento;
– orientações de proteção;
– práticas adicionais.

A unidade da Seara/JBS de Três Passos, até a manhã desta quinta-feira, não apresentou nenhum caso suspeito entre seus colaboradores. Desta maneira, não foi necessária a testagem de nenhum funcionário.

Governo do Estado publicou portaria prevendo medidas a serem adotadas pelas indústrias

Em função de surtos do novo coronavírus, ocorridos principalmente nas cidades de Passo Fundo, Marau e Lajeado, o próprio governo do Estado publicou, na quarta-feira (29), uma portaria que define medidas a serem adotadas por indústrias para combate ao coronavírus. Segundo o documento, as empresas deverão garantir:

– Distanciamento mínimo entre cada funcionário com recomendação de uso de barreiras físicas entre eles;
– Uso de equipamentos de proteção individual (EPIs); Escalas e turnos de trabalho para evitar aglomerações na entrada e saída dos expedientes;
– Oportunizar trabalho remoto aos trabalhadores em grupos de risco;
– Realizar busca ativa diária de pessoas com sintomas compatíveis com Covid-19;
– Garantir o imediato afastamento dos trabalhadores com síndrome gripal e notificar esses casos imediatamente à Vigilância em Saúde do município;
– Adotar ações educativas de divulgação e informação sobre as medidas de prevenção à Covid-19;
– Disponibilizar sabonete líquido, toalha de papel e álcool em gel 70% em diversos locais da empresa; Higienizar os ambientes e objetos com frequência;
– Garantir a renovação do ar nos diferentes ambientes da indústria.

Conforme o governo estadual, as ações contidas no documento foram debatidas com parlamentares, Ministério Público do Trabalho e representantes do setor de carnes e derivados.

Fonte: Rádio Alto Uruguai e Prefeitura de Três Passos

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados