Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Verão inicia nesta terça-feira, com prognóstico de calor intenso e poucas chuvas no RS

Estação começa oficialmente nesta terça-feira e deverá ser pautada pelo fenômeno La Niña

21 de dezembro de 2021
Verão com poucas chuvas preocupa setor agropecuário e energético (Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil)

O verão 2021/2022 começa nesta terça-feira no Hemisfério Sul às 12h59min. Segundo a Metsul Meteorologia, a estação estará sobre influência do fenômeno La Niña, causando irregularidade nos níveis de chuva e déficit de precipitação em muitas áreas no Rio Grande do Sul. Em algumas regiões, a estiagem pode atingir níveis de moderada a forte com possibilidade de ser severa em parte dos municípios. Há a projeção de temperatura acima da média para a maioria das cidades gaúchas, com algumas jornadas de calor muito intenso em que as máximas devem ficar próximas ou até superarem os 40ºC

Com isso, áreas do Estado devem voltar a enfrentar problemas de falta de chuva mais volumosa com perda de produtividade nas safras de verão, diminuição dos níveis dos rios, risco de escassez de água para consumos humano e animal e mais decretos de emergência por seca, além de risco acentuado de incêndios em vegetação.

Devem ser esperados episódios pontuais de chuva volumosa a excessiva, de curta duração, e com características ou localizadas ou regionalizadas. Em regra, acompanham temporais passageiros de verão em dias quentes e mais úmidos, mas também podem ocorrer por ciclones ou, no caso do Litoral Norte, por fluxo de ar úmido do oceano.

Conforme a Metsul Meteorologia, La Niña persistirá o verão inteiro, mas com tendência de enfraquecimento no decorrer da estação. Isso, contudo, não significa que seu efeito no clima cesse ou se atenue de imediato.

A La Niña também interfere no vento no Rio Grande do Sul. Os pulsos de ar frio de trajetória marítima atuarão em alguns momentos sobre o Atlântico Sul perto da costa gaúcha e o vento “Nordestão” nas praias se fará presente em nosso litoral, para o incômodo dos veranistas.

Fonte: MetSul Meteorologia

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2022 ® - Todos os direitos reservados