Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Verão inicia com tempo seco e ensolarado. Confira o prognóstico da MetSul para a nova estação

Verão iniciou oficialmente às 7h02min desta segunda-feira (21). Estação deverá ser marcada por períodos de estiagem. Ainda assim, metade norte do RS terá uma média hídrica melhor do que no verão passado.

21 de dezembro de 2020
Amanhecer desta segunda-feira em Três Passos (Foto: Marcos Benites / Rádio Alto Uruguai)

Ar mais seco atua sobre o território gaúcho nesta segunda-feira (21), primeiro dia do verão, que teve início oficia às 7h02min. Hoje, em Três Passos e região, o sol predomina ao longo do dia, com o céu permanecendo claro e sem nuvens em muitas áreas.

O vento fica calmo ou sopra fraco do quadrante sul. A temperatura na madrugada ficou entre 13ºC e 15ºC em grande parte da região, mas chegou a atingir 12ºC em algumas áreas. Durante o dia, aquece gradativamente e as máximas à tarde atingem entre 25ºC e 27ºC em muitos locais. Nos pontos mais quentes, as máximas podem chegar aos 30ºC.

Na terça, quarta, quinta e sexta-feira, predomina o tempo seco e com sol na maior parte da região. Na terça-feira, a temperatura fica muito próxima da registrada hoje e até um pouco mais baixa em alguns pontos. No restante da semana haverá maior aquecimento à tarde.

Tendência do verão – MetSul Meteorologia

O verão 2020/2021 que começou às 7h02min, vai apresentar irregularidade de chuva, com valores abaixo das médias históricas e muitas áreas.

Em algumas regiões, no decorrer da nova estação, a estiagem pode atingir níveis de moderado a forte com possibilidade de ser severa em alguns municípios. Com isso, partes do estado devem voltar a enfrentar problemas de falta de chuva mais volumosa, com perdas na safra de verão, diminuição dos níveis dos rios, escassez de água para consumo humano e animal e mais decretos de emergência por seca, além do risco acentuado de incêndios em vegetação.

O cenário hídrico, apesar de não muito favorável em muitas áreas, é melhor do que no verão passado (2019-2020), porque o final de novembro e este mês de dezembro tem sido mais chuvoso, com precipitações acima da média em muitas áreas, enquanto no ano passado (2019), este período foi muito seco.

Assim, este verão de 2020/2021 começa com uma condição hídrica mais favorável, por isso a tendência que mesmo com chuva irregular e abaixo da normal histórica algumas regiões, a situação seja menos crítica que no último verão.

A metade norte do estado e as áreas mais próximas da costa, devem ter mais chuva que o sul, centro, campanha e oeste do RS, que terão um risco de estiagem maior, em cenário muito semelhante ao do ano de 2006.

A metade norte do estado que concentra a maior parte da produção agrícola gaúcha, terá mais chuva que no último verão, mais ainda assim com períodos secos.

O tradicional calor se fará presente durante o verão. Apesar de alguns dias até amenos, a temperatura deve ficar acima da média histórica na grande maioria das cidades gaúchas, com algumas jornadas de calor muito intenso, em que as máximas estejam muito próximas e até superem os 40ºC em partes do estado.

Como se espera um verão com períodos secos e longos, é alta a probidade que se registrem fortes ondas de calor, não se descartando uma ou outra bastante intensa.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2021 ® - Todos os direitos reservados