Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Vacinação contra o coronavírus será retomada nesta quinta-feira em Três Passos

Mais 240 doses foram recebidas pelo município esta semana

27 de janeiro de 2021

A Secretaria Municipal de Saúde de Três Passos vai iniciar nesta quinta-feira, 28 de janeiro, a segunda subfase da Campanha Nacional de Vacinação contra Covid-19 no município, após o recebimento de mais 240 doses, desta vez da vacina de Oxford/AstraZeneca.

Serão vacinados os profissionais de saúde com maior exposição ao vírus, em uma decisão tomada em conjunto com a gestão municipal, Secretaria de Saúde e Conselho Multissetorial para Enfrentamento da COVID-19 (COMU-COVID), com base nas recomendações da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e Ministério da Saúde.

Nesta subfase, serão vacinados o restante dos profissionais de saúde do Hospital de Caridade, que não foram contemplados na primeira remessa de vacinas; agentes comunitários de saúde; agentes de endemias; médicos que atendem em consultórios no município; farmacêuticos vinculados às farmácias do município; profissionais de laboratórios de análises clínicas (bioquímico e técnico de enfermagem); profissionais que realizam exames radiológicos; e dentistas dos consultórios odontológicos do município.

Segundo a coordenadora de vacinas do município, enfermeira Rejane Ceolin, a estratificação dos trabalhadores da saúde é uma recomendação do Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19 do Estado do Rio Grande do Sul, com o objetivo de garantir que a vacinação obedeça a uma ordem com embasamento científico.

Ela ressaltou também, que segue os objetivos da vacinação estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de proteger a integridade do sistema de saúde e a infraestrutura de serviços essenciais, reduzir a morbidade grave e a mortalidade associada à Covid-19, protegendo as populações de maior risco e reduzir a transmissão da infecção na comunidade e gerar imunidade de população.

Para Três Passos, virão hoje 240 doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pelo laboratório britânico AstraZeneca, e fabricada no Brasil pela Fiocruz.

A vacinação da primeira dose, desta subfase, começa amanhã, dia 28 de janeiro, no município, e a segunda dose deve ser ministrada 12 semanas após, informou a enfermeira.

De acordo com a secretária municipal de Saúde de Três Passos, Márcia Gintzel, estas 240 doses da vacina AstraZeneca/Oxford somadas às 504 da Coronavac, atendem somente 50% dos profissionais de saúde do município. Ela pede ainda, que a população não procure as unidades para realizar a vacina, pois a mesma ainda não está disponível para o público em geral, somente para os profissionais da área da saúde.

Os idosos abrigados em instituição de longa permanência (asilos) e profissionais que trabalham nestes locais, foram 100% vacinados na primeira etapa de imunização contra o coronavírus, na semana passada.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Três Passos

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2021 ® - Todos os direitos reservados