Decretos assinados são similares aos de outros municípios que também flexibilizaram o uso de máscara na região
Prefeitos de municípios da região estão assinando decretos desobrigando o uso de máscara, tanto em ambientes abertos como fechados. Em São Martinho, o prefeito Jeancarlo Hunhoff assinou o documento nesta terça-feira (15) estabelecendo que não é mais obrigatório o uso de máscara para acesso e permanência em estabelecimentos industriais, comerciais e de prestação de serviço no município.
É facultativo ainda o uso de máscara, em São Martinho, para ingresso nos órgãos públicos municipais e demais locais, ambientes e veículos de uso público restrito ou controlado, abertos ou fechados. No entanto, permanece sendo obrigatório usar máscara para acessar e permanecer na Unidade Básica de Saúde e hospital.
Em Nova Candelária, decreto assinado pelo prefeito Jorge Steffler também define como facultativo o uso de máscara em todo o território do município. O uso permanece obrigatório para os serviços públicos e privados de saúde, à pessoa que se encontre infectada ou com suspeita, durante o período de transmissão, e quem apresente sintomas gripais.
Permanecem inalterados, em Nova Candelária, os demais protocolos sanitários de prevenção de contágio, em especial os referentes ao atendimento, testagem e isolamento de pacientes com síndromes gripais.
Outras prefeituras da região – como Três Passos, Crissiumal e Santo Augusto – também já emitiram decretos flexibilizando o uso de máscara em seus territórios, com exceção de serviços públicos e privados na área da saúde onde o uso segue obrigatório, bem como para pessoas infectadas ou com suspeita de Covid-19.
A Associação de Municípios da Fronteira Noroeste (Amufron) recomendou que as prefeituras associadas adotem o uso facultativo de máscara. Em cidades como Santa Rosa, Boa Vista do Buricá, Três de Maio e Horizontina já foram emitidos decretos flexibilizando o uso.
*Atualizada em 16/03/22, às 7h53min.