Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Unijuí realiza sexta rodada da EpiCovid neste fim de semana

Nesta sexta etapa, a meta é alcançar 500 testes. São 32 voluntários que participarão da aplicação da pesquisa. Destes, 19 já participaram de ações anteriores

24 de julho de 2020
Para a realização do exame, os entrevistadores coletam uma gota de sangue da ponta do dedo do participante (Foto: Unijuí)

A partir da tarde desta sexta-feira (24), e durante todo sábado e domingo (26 e 27), a Unijuí, por intermédio de seus voluntários, fará a aplicação dos testes rápidos e questionários para mapeamento do avanço dos casos de coronavírus no Estado. Essa é a sexta rodada da pesquisa coordenada pelo Governo Estadual e pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Conforme a professora Evelise Berlezi, que coordena as atividades em Ijuí, os voluntários que já participaram das etapas anteriores sairão ao longo da tarde desta sexta-feira para darem início à testagem da população, tendo em vista a previsão de chuva para o fim de semana. “São 32 voluntários que participarão da aplicação da pesquisa. Destes, 19 já participaram de ações anteriores e a partir da tarde desta sexta-feira o grupo já está liberado para ir a campo em função da previsão de chuva. A partir das 14h desta tarde receberemos os voluntários novos que receberão o treinamento para realização da atividade de campo amanhã pela manhã”, esclarece.

Nesta sexta etapa, a meta é alcançar 500 testes. Para a realização do exame, os entrevistadores coletam uma gota de sangue da ponta do dedo do participante. A amostra é analisada pelo aparelho de testes em aproximadamente 15 minutos. O resultado geral da amostragem será divulgado pelo governador, em live na página do Governo do Estado, durante a próxima.

A professora Evelise orienta ainda que a população solicite aos voluntários que se identifiquem ao solicitar a entrada para realização do exame, caso estes não o fizerem. “Qualquer dúvida a população deve entrar em contato pelo 190 com a Brigada Militar, pois nós, enquanto Unijuí, vamos passar a eles uma lista de identificação de todos os voluntários participantes da pesquisa”, frisa.

Sobre a pesquisa

Ao todo, 4,5 mil pessoas serão entrevistas e testadas nas cidades de Pelotas, Uruguaiana, Santa Maria, Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Ijuí, Passo Fundo e Santa Cruz do Sul. Em cada município, a seleção das residências e dos moradores ocorre por meio de um sorteio aleatório, utilizando os setores censitários do IBGE como base.

O estudo envolve uma rede de doze universidades públicas e privadas: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA); Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc); Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ); Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Federal do Pampa (Unipampa/Uruguaiana); Universidade de Caxias do Sul (UCS); IMED e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS/Passo Fundo), Universidade de Passo Fundo (UPF) e Universidade La Salle (Unilasalle)

Fonte: Unijuí

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados