Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Unijuí celebra 30 anos em Três Passos e anuncia novas iniciativas para o campus em 2022

Evento especial reuniu lideranças e pessoas que colaboraram decisivamente para a trajetória da universidade no município.

24 de junho de 2022
Bate-papo durante o evento comemorativo desta sexta-feira (Fotos: Vinicius Araujo / Rádio Alto Uruguai)

A presença da Unijuí na Região Celeiro, por meio de estrutura organizacional descentralizada, teve início em 24 de junho de 1992, marcando a expansão da Universidade pela criação do Campus Universitário de Três Passos. No ano seguinte, 1993, se deu início às atividades na sede do campus em Padre Gonzáles – Três Passos. Em dezembro daquele mesmo ano, o município de Três Passos, através do Poder Público Municipal com a participação da FIDENE, adquiriu parte ideal (70%) dos prédios de alvenaria do antigo Colégio das Irmãs, para acomodação, expansão e consolidação da Unijuí. E em 1994 houve a transferência da sede do Campus para a Rua Conde de Porto Alegre, 235, Praça Reneu Geraldino Mertz.

Desde então forma profissionais com competência técnica e com excelência acadêmica, especialmente na área do Direito, curso que até hoje se mantém no campus corroborando com a formação por excelência dos seus profissionais. Com esse espírito empreendedor e valorizando a busca do desenvolvimento regional por meio da educação, o campus Três Passos comemorou na manhã desta sexta-feira, 24 de junho, seus 30 anos de consolidação junto à comunidade. Para marcar esse momento, foi organizado um café da manhã com a imprensa e autoridades do município que relembraram a importância da implementação do campus.

O professor Telmo Frantz, reitor à época, destacou que a Unijuí foi a primeira Universidade da nova república, após mais de 30 anos sem ter sido criada nenhuma nova universidade. “A regionalidade é algo presente desde a criação da Fidene, em 1968, mas a Unijuí, à época, era a Universidade de Ijuí. Apesar de fazer suas ações regionais, tínhamos o entendimento de que era necessário estarmos mais próximos dos jovens da comunidade regional, proporcionando a eles a oportunidade de se graduar em suas próprias cidades ou ainda, mais próximo delas. E foi assim, associada à parcerias, que começamos a expandir para a região, em especial para Três Passos”, contou o professor. Ele destacou ainda que a regionalização teve em seu cerne a ideia de levar as discussões para além da área das humanidades, buscando expandir a discussão acerca da ciência e da tecnologia que mais se apropriava das necessidades da região.

A pró-reitora à época, Elvídia Zamin, contou alguns dos principais feitos históricos para que o campus Três Passos ganhasse vida e relembrou, sobretudo, um momento marcante em que ela e o professor Telmo se reuniram com as lideranças para explicar a importância da Universidade para aquela região. “Me lembro como se fosse hoje que o professor Telmo tinha um radinho que segurava na mão e disse aos participantes daquele encontro: vocês sabem porque esse rádio existe? Porque a tecnologia existe. Porque a ciência existe. E nós precisamos da ciência e da tecnologia para desenvolver essa região”, relata.”O ensino público de terceiro grau sempre foi renegado, ou era em Porto Alegre ou em Santa Maria. E quem podia ir pra lá? Então veja o papel dessa Universidade, da Fundação, na formação e na qualificação de recursos humanos. Quantos poderiam estudar se não tivesse essa Universidade Comunitária aqui na região? Por isso, em homenagem aos pioneiros e ao processo de implementação desse campus nós precisamos valorizar o processo de estudo e discussão da comunidade local e regional, que é a razão de estarmos aqui; mas sobretudo precisamos renovar e adaptar ao contexto de hoje os propósitos da semeadura empreendida pela comunidade três-passense e regional”, frisou.

Já o atual supervisor do campus, professor André Giovane de Castro, enfatizou o trabalho que está sendo realizado hoje para reforçar os laços com a comunidade. “Eu falo aqui hoje enquanto supervisor do campus, enquanto professor do curso de Direito, mas também como egresso dessa instituição e, principalmente, enquanto três-passense que valoriza o papel que a Unijuí tem para este município e também pelo que se está construindo. Se nós tivemos durante essas três décadas um número significativo de cursos e atividades, é importante dizer que isso não é apenas passado. Nós temos muito a oferecer e continuaremos oferecendo”, afirma.

Por fim, a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, ressaltou a responsabilidade, o pertencimento e a crença, não apenas dos pioneiros que implementaram o campus no município de Três Passos, mas também por todos os homens e mulheres que fazem o dia a dia da universidade regional. “Nós não estamos em Três Passos, nós somos Três Passos. Esta é a Universidade desta cidade e se ela se fez por um compromisso e por uma escolha de algumas pessoas, ela é uma escolha que precisa ser repactuada, agora por nós, mas também pela comunidade por meio dos processos de parceria. Se somos Três Passos, não foi porque a Universidade pegou metade da Biblioteca que tinha em Ijuí e trouxe para cá, foi porque realmente a mudança de status de uma universidade que nasceu em um local, mas que se coloca para ser gestada também em outro local. E aí precisa ter uma continuidade de parcerias, não apenas pública, mas com todas as forças vivas desta comunidade. Uma universidade se faz a partir do conhecimento, da tecnologia, da pesquisa, da extensão e, ousamos escolher, também pela cultura”, afirma e acrescenta, “Agora, 30 anos após o início, gostaríamos de estreitar ainda mais os laços com a comunidade três-passense, trabalhando juntos – Universidade, poder público, legislativo, empresariado e comunidade em geral – para fazer com que o município de Três Passos e seu entorno cresçam ainda mais. ”, finaliza.

AÇÕES PARA O CAMPUS EM 2022

Oferta de cursos de qualificação

Desenvolvimento de lideranças

Inglês nível básico

Inglês para negócios

Instrumentação cirúrgica

Como iniciar na advocacia

Gestão de Propriedade Rural

Inovação Empresarial

Grupo de Estudos do Direito

Direitos e Atualidades (aberto à comunidade)

Gratuito para o Ensino Médio

Formação de jovens lideranças estudantis

Contação de histórias

Projeto Núcleo da Hora do Conto – ofertado pela Biblioteca Municipal e Biblioteca Mario Osorio Marques

Três Passos: conhecendo a nossa história

Cursos Técnicos da EFA

Projetos foram encaminhados referente à abertura de novos cursos técnicos e de especialização técnica

Cultura

Mostra Cultural

Concurso de Fotografia em comemoração aos 30 anos do campus

Presença na comunidade

16ª Feicap

6º Cinerock

48ª Fetreli

Fonte: Rádio Alto Uruguai - com informações da Unijuí

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2022 ® - Todos os direitos reservados