Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

União reconheceu a emergência pela estiagem em 18 municípios da região Celeiro

O último a obter esse reconhecimento foi Campo Novo na sexta-feira (5)

10 de fevereiro de 2021
Lavouras de milho foram castigadas pela estiagem no fim de 2020. (Foto: Arquivo/Divulgação/Fetag)

Todos os 18 municípios da região Celeiro que decretaram emergência pela estiagem, entre outubro do ano passado e janeiro deste ano, tiveram as situações reconhecidas pelo Governo Federal. O último a obter esse reconhecimento foi Campo Novo na sexta-feira (5). Apenas Bom Progresso, São Valério do Sul e Santo Augusto não decretaram emergência, conforme levantamento da Defesa Civil Estadual.

A chuva registrada ao longo do mês de janeiro no Rio Grande do Sul representa um alívio para as 122 prefeituras que, desde 27 de outubro do ano passado, decretaram situação de emergência por conta da estiagem. O Governo Federal reconheceu a situação em 107 destes municípios até o momento.

Os órgãos de monitoramento, porém, se mantêm em alerta devido à previsão de baixos acumulados de chuva em fevereiro. Nesta semana, todas as 25 bacias monitoradas pela Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente apresentam níveis normais ou acima da média. Ainda assim, estão colocadas na condição de atenção.

Para agricultores gaúchos, o retorno da chuva em janeiro trouxe de volta o otimismo para o plantio de soja. O cenário positivo é marcado, até o momento, pelo bom desenvolvimento das lavouras — que tiveram o plantio atrasado em 2020.

Lista de municípios da região Celeiro que decretaram emergência pela estiagem: Barra do Guarita, Braga, Campo Novo, Chiapetta, Coronel Bicaco, Crissiumal, Derrubadas, Esperança do Sul, Humaitá, Inhacorá, Miraguaí, Redentora, São Martinho, Sede Nova, Tenente Portela, Tiradentes do Sul, Três Passos e Vista Gaúcha.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2021 ® - Todos os direitos reservados