Crissiumal também receberá apoio federal para aquisição de reservatórios flexíveis de água
Subiu para 10 o número de municípios da região Celeiro com as situações de emergência pela estiagem reconhecidas pelo Governo Federal. Nesta segunda-feira (21), foram publicados no Diário Oficial da União os reconhecimentos dos decretos emitidos pelas prefeituras de Braga, Coronel Bicaco e Esperança do Sul. Na última semana foram reconhecidos, entre quarta (16) e sexta-feira (18), os decretos de Sede Nova, São Martinho e Barra do Guarita.
Anteriormente já haviam sido reconhecidas pela União as situações de Crissiumal, Humaitá, Tenente Portela e Três Passos. Dos 21 municípios, 18 decretaram emergência na Região Celeiro até esta segunda-feira (21). No Estado, 112 municípios decretaram emergência e 75 já tiveram as situações reconhecidas pelo governo federal.
Crissiumal é um dos dois municípios gaúchos em emergência pela estiagem que terão apoio federal para aquisição de reservatórios flexíveis de água destinados ao abastecimento de famílias nas áreas mais afetadas. Crissiumal receberá R$ 18,8 mil e Cacique Doble, R$ 11,1 mil. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), os reservatórios móveis se adaptam a vários veículos de transporte, podendo ser facilmente usados em atendimento emergencial para situações de seca ou estiagem.