Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Turistas flagram onça-pintada atravessando o rio Uruguai pelo Salto do Yucumã

Flagrante foi feito no último domingo (1º). O Parque Estadual do Turvo têm assegurado, ao longo do tempo, a sobrevivência da espécie no Estado

2 de agosto de 2021
Salto do Yucumã, maior patrimônio natural e turístico da região Celeiro. (Foto: Parque Estadual do Turvo / Divulgação)

Uma onça-pintada foi vista atravessando o rio Uruguai, pelo Salto do Yucumã. O flagrante foi feito por turistas no último domingo (1º). A suspeita é de que o animal tenha vindo da província de Misiones. Após ser avistada, a onça-pintada se embrenhou na mata no interior do Parque Estadual do Turvo. A espécie está ameaçada de extinção.

Segundo postagem da página da Red Yaguareté, organização ambiental argentina, apesar de ter sido tragado pela correnteza, o animal foi visto são e salvo no lado brasileiro. A publicação descreve que as onças se deslocam constantemente entre Argentina e Brasil nesta região, mas nunca foi vista uma imagem neste estilo, passando de um país ao outro exatamente pelos saltos.

De acordo com pesquisadores, o Parque Estadual do Turvo tem assegurado, ao longo do tempo, a sobrevivência da espécie no Estado. Entende-se que o principal fator para sua ocorrência atual no parque é a conexão que há entre o lado gaúcho e as selvas de Misiones, Argentina, onde a mata e a população de onças é muito maior. Existe um fluxo de onças-pintadas entre os dois lados, atravessando o rio Uruguai.

Em relação ao futuro da espécie no RS, pesquisadores apontam não só a caça à onça-pintada e à suas presas podem representar ameaças, mas, também, o barramento do rio Uruguai previsto pelo projeto de construção do complexo energético Garabi-Panambi, que pode representar a extinção da espécie no território gaúcho.

Confira, abaixo, o vídeo que também foi compartilhado pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura – Sema:

 

Fonte: Rádio Alto Uruguai - Com informações da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2022 ® - Todos os direitos reservados