Três Passos: Terceira temporada do projeto Cidade Cinematográfica inicia nesta segunda-feira – Rádio Alto Uruguai | FM 92,5 – FM 106,1
Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Três Passos: Terceira temporada do projeto Cidade Cinematográfica inicia nesta segunda-feira

Além de oficinas de formação audiovisual e de criação de dois curtas, também serão exibidos 24 filmes gratuitamente, através do Cineclube

25 de março de 2019

Inicia nesta segunda-feira (25), em Três Passos, as atividades inseridas na terceira temporada do projeto Cidade Cinematográfica. A exemplo de 2016, quando o projeto foi realizado pela primeira vez, a Secretaria de Estado da Cultura estará financiando a proposta, através do FAC – Fundo de Apoio à Cultura. Em 2017/2018, as atividades do projeto foram realizadas a partir de recursos da própria comunidade e do Movimento Pró-Arte, possibilitando que a iniciativa tivesse prosseguimento.

Para 2019, o projeto Cidade Cinematográfica estará desenvolvendo mais uma vez uma oficina de formação audiovisual, voltada para professores e estudantes das redes públicas, municipal e estadual; a oficina Mãos à Obra, onde serão realizados dois curtas-metragens; além do Cineclube, com a exibição de 24 filmes de forma gratuita para a comunidade, no Cine Globo.

Hoje, a partir das 13h30min, terá início a oficina de formação audiovisual, com a metodologia “Inventar com a diferença”, que será ministrada por Teresa Assis Brasil, do Rio de Janeiro. Os trabalhos serão desenvolvidos com 20 professores da rede pública de Três Passos. Teresa atua profissionalmente nas áreas de produção, assistência de direção, continuidade e educação audiovisual. Desde 2013, é parceira do programa de alfabetização audiovisual de Porto Alegre, produzindo e prestando assistência a oficinas. No atelier de artes Lola-Ufus, ministrou entre 2014 e 2016, oficinas de cinema e animação. Foi, entre os anos de 2017 e 2018, bolsista do projeto Inventar com a diferença – cinema e direitos humanos. É, desde 2017, integrante da comissão de seleção dos longas-metragens internacionais do FICI – Festival Internacional de Cinema Infantil.

Sessão especial de lançamento do Cineclube acontece quarta-feira

Ainda esta semana, na quarta-feira, dia 27 de março, acontece a sessão especial de lançamento do Cineclube, às 20 horas. O filme a ser exibido é “Rasga Coração”, lançado em 2018 e dirigido pelo gaúcho Jorge Furtado, um dos principais cineastas do país e integrante da Casa de Cinema de Porto Alegre. A sessão é gratuita e toda a comunidade está convidada a prestigiar. Após o filme, acontece debate entre o público, analisando aspectos do filme.

O longa metragem tem no elenco Marco Ricca, Drica Moraes, Chay Suede, George Sauma e João Pedro Zappa, entre outros.

O filme, uma adaptação da peça homônima de Oduvaldo Vianna Filho, retrata a vida de Maguari Pistolão, que após quarenta anos de militância anônima, principalmente contra a ditadura militar instalada no Brasil, vê o filho Luca acusa-lo de ser conservador e anacrônico. Às voltas ainda com o orçamento apertado da casa e uma incômoda artrite, ele se vê repetindo as atitudes de seu próprio pai. Na relação com o filho, o filme concentra a história de um país partido.

A realização do Cidade Cinematográfica Ano 3, mais uma vez está a cargo do produtor audiovisual, Henrique Lahude, do Movimento Pró-Arte e do Coletivo do Festival de Cinema de Três Passos, com apoio do Cine Globo Cinemas, Prefeitura de Três Passos/SMEC e 21ª CRE. Toda a programação do projeto é gratuita.

Programação do Cineclube (sessões gratuitas, no Cine Globo):

Dia 27/03
Noite – 20h – Sessão de Lançamento:
Filme: Rasga Coração – Direção: Jorge Furtado

Ano de lançamento: 2018
Elenco: Marco Ricca, Chay Suede, Drica Moraes, George Sauma, João Pedro Zappa
País de produção: Brasil
Classificação indicativa: 16 anos

Sinopse:
Na adaptação da peça homônima de Oduvaldo Vianna Filho (1936-1974), Manguari Pistolão, após quarenta anos de militância anônima, vê o filho Luca acusá-lo de ser conservador e anacrônico. Às voltas ainda com o orçamento apertado e uma incômoda artrite, ele se vê repetindo as atitudes do próprio pai. Na relação com o filho, o filme concentra a história de um país partido.
———————————————————————————————————-

Dia 03/04
Manhã – 8h30min – Sessão Escolas
Filme: Jonas e o circo sem lona – Direção: Paula Gomes

Ano de lançamento: 2015
Elenco: Jonas Laborda, Ian Laborda, Ana Paula Araújo, Gutinho Silva, Mateus Lima
País de produção: Brasil
Classificação indicativa: livre

Sinopse
Aos 13 anos de idade, Jonas é filho e neto de artistas de circo. O garoto tem seu próprio circo improvisado, frequentado pelos moradores do pobre bairro onde vive, na Bahia. É ele quem coordena os números, prepara os figurinos, a música e controla os ingressos. Jonas pretende abandonar a escola para se juntar ao tio e viver num circo itinerante, mas a mãe prefere que ele permaneça na escola. No meio desta briga, ele descobre as dificuldades da vida adulta.

Noite – 20h
Filme: Roma – Direção: Alfonso Cuarón

Ano de lançamento: 2018
Elenco: Yalitza Aparicio, Marina de Tavira, Nancy García, Verónica García, Jorge Antonio Guerrero
País de produção: México
Classificação indicativa: 14 anos

Sinopse
Cidade do México, 1970. A rotina de uma família de classe média é controlada de maneira silenciosa por uma mulher, que trabalha como babá e empregada doméstica. Durante um ano, diversos acontecimentos inesperados começam a afetar a vida de todos os moradores da casa, dando origem a uma série de mudanças, coletivas e pessoais.
———————————————————————————————————-

Dia 10/04
Noite – 20h
Filme: Casinha Pequenina / Mazzaropi – Direção: Glauco Mirko Laurelli

Ano de lançamento: 1963
Elenco: Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Roberto Duval, Tarcísio Meira, Luís Gustavo
País de produção: Brasil
Classificação indicativa: livre

Sinopse
Chico tenta proteger os escravos maltratados por seu patrão, Coronel Pedro. Para isso, conta com a ajuda do filho mais velho do escravocrata, defensor de um tratamento mais humano para os trabalhadores.
———————————————————————————————————-

Dia 17/04
Noite – 20h
Filme: Onde os fracos não tem vez – Direção: Ethan e Joel Coen

Ano de lançamento: 2007
Elenco: Tommy Lee Jones, Javier Bardem, Josh Brolin, Woody Harrelson, Kelly Macdonald
País de produção: Estados Unidos
Classificação indicativa: 16 anos

Sinopse
Enquanto caçava, Llewelyn Moss encontrou vestígios de uma venda de drogas. Apesar de saber que não deve, ele não resiste e leva o dinheiro encontrado com ele. O caçador se transforma em caça quando o impiedoso assassino Chigurh encontra seus rastros.
———————————————————————————————————-

Dia 24/04
Manhã – 8h30min – Sessão Escolas
Filme: Antes que o mundo acabe – Direção: Ana Luíza Azevedo

Ano de lançamento: 2010
Elenco: Pedro Tergolina, Bianca Menti, Murilo Grossi, Janaína Kremer Motta, Caroline Guedes
País de produção: Brasil
Classificação indicativa: 10 anos

Sinopse
Daniel é um adolescente que vive os constantes conflitos de sua idade. Ele precisa lidar com o seu pai, que nunca conheceu, e as lições de vida que ele pode passar apesar da distância.

Noite – 20h
Filme: O filme da minha vida – Direção: Selton Mello

Ano de lançamento: 2017
Elenco: Selton Mello, Johnny Massaro, Bia Arantes, Vincent Cassel, Martha Nowill
País de produção: Brasil
Classificação indicativa: 12 anos

Sinopse:
O jovem Tony decide retornar a Remanso, Serra Gaúcha, sua cidade natal. Ao chegar, ele descobre que Nicolas, seu pai, voltou para França alegando sentir falta dos amigos e do país de origem. Tony acaba tornando-se professor e vê-se em meio aos conflitos e inexperiências juvenis.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados