Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Três Passos: Somente pessoas que tenham de ser hospitalizadas terão amostra coletada para Covid-19

Informações foram repassadas pela enfermeira, Cássia Maia, coordenadora da vigilância epidemiológica e da unidade sentinela no município

26 de março de 2020
Enfermeiro do Hospital de Caridade, Lucas Real, e enfermeira da Prefeitura de Três Passos, Cassia Maia (Foto: Arquivo / Rádio Alto Uruguai)

Na manhã de quarta-feira (25), a programação da Rádio 92,5 FM, conversou com a enfermeira Cássia Maia, coordenadora da vigilância epidemiológica e unidade sentinela, de Três Passos, que trouxe informações importantes sobre as ações da operação no município, em combate ao COVID-19 (novo coronavírus).

A entrevista foi comandada pelo radialista, Rafael Petry, e abordou assuntos pontuais para esclarecimento à população três-passense.

O primeiro assunto abordado foi quanto às informações repassadas nos boletins epidemiológicos da secretaria de saúde de Três Passos, que tiveram uma mudança na divulgação.

Cássia informou que o protocolo de divulgação teve uma mudança desde o último domingo. Antes, era feita a coleta para detectar o Covid-19 em todas as pessoas que tinham sintomas de gripe e que haviam tido contato com alguém suspeito ou confirmado, ou que tinham viajado ao exterior.

A mudança consiste em não realizar mais a coleta em toda a população, mas sim nas pessoas que desenvolverem a síndrome respiratória aguda grave, que são pessoas que precisam ser hospitalizadas por estarem com casos mais graves.

Além destas pessoas, será feita coleta nos profissionais da saúde que apresentarem sintomas de gripe.

Cássia ainda orientou que são consideradas suspeitas para Covid-19, todas as pessoas que tiverem sintomas de síndrome gripal, como tosse, dor de garganta, coriza, dor de cabeça, dor no corpo, com ou sem febre.

Todas as pessoas que se enquadram nestes casos suspeitos e que entraram em contato com a equipe da operação sentinela, estão sendo orientadas a ficar em isolamento domiciliar por 14 dias, juntamente com seus familiares.

O tempo de 14 dias de isolamento se dá em virtude de que, mesmo a pessoa suspeita melhorando antes de atingir o prazo estipulado de isolamento, ela pode transmitir o vírus até o final dos 14 dias.

Cássia também destacou a importância dos familiares ficarem em isolamento, já que tiveram contato com o familiar suspeito, mesmo não apresentando sintomas.

Um ponto extremante importante abordado pela enfermeira Cássia Maia, foi a de esclarecer que agora só se saberá se Três Passos tem ou não algum caso confirmado de Coronavírus, quando o paciente estiver em estado grave e for encaminhado para internação ao Hospital de Caridade, ou em profissionais da saúde que apresentarem sintomas de gripe. Somente nestas hipóteses o exame para o COVID-19 será realizado.

Em Três Passos, um profissional ligado a saúde apresentou sintomas de gripe e teve amostra coletada. As outras quatro amostras coletadas na semana passada foram em pessoas que se enquadravam no antigo protocolo, como suspeitas.

O atendimento da unidade sentinela é de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min, e das 13hs às 17h. O atendimento é feito pelo telefone, onde as pessoas que apresentarem casos gripais recebem orientação para ficar em isolamento.

A equipe sentinela conta também com o trabalho de uma psicóloga, porque muitas pessoas estão desenvolvendo crises de ansiedade e crises de pânico, com temor do Coronavírus. A equipe sentinela recebe o chamado e avaliando a necessidade, caso o paciente apresente falta de ar, a equipe de desloca para atendimento domiciliar.

Os contatos da Unidade Sentinela, pelo WhatsApp, são: 9-9938-4355 e 9-9710-0066. O contato pelo telefone fixo é: (55) 3522-0444. O usuário fala direto com as enfermeiras da unidade. Caso houver algum caso urgente, o telefonema é passado para o médico e, até mesmo, à psicóloga.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados