Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Três Passos sobe duas posições no ranking de abates de suínos do RS

3 de abril de 2018

O resultado do número de abates no Estado do Rio Grande do Sul, divulgado pela Seção de Epidemiologia e Estatística da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi/RS), com base nas Guias de Trânsito Animal (GTAs), trouxe uma boa notícia para Três Passos.

 

Ao todo, em 2017, foram abatidos 9.025.071 suínos no RS, destacando-se o município de Três Passos na quarta colocação, subindo duas posições no ranking, em relação a 2016.

 

Para o prefeito de Três Passos, José Carlos Amaral, estes números demonstram o esforço coletivo do setor produtivo na busca por melhores resultados no desenvolvimento do Município de Três Passos. “A Administração Municipal tem se empenhado nesta realização através de incentivos dispostos na Lei Municipal nº 4696/09 que concede aos empreendedores do setor serviços de máquina gratuitos para terraplanagem, abertura de esterqueira, colocação de silo para ração e melhorias no acesso e pátio com patrolamento e cascalhamento”, salientou o prefeito.

 

O secretário municipal de Agricultura, Evandro Colombo, destaca que além disso, a pasta que comanda possui uma equipe de técnicos responsável pelo setor, a qual acompanha nas propriedades dos suinocultores os serviços de máquinas e prestam assessoria e assistência técnica no encaminhamento das licenças ambientais, projetos e ajuda de custo. “Diante do trabalho realizado, do plano de ação e dos programas municipais, iremos trabalhar cada vez mais para que no próximo ano possamos anunciar uma posição ainda melhor da suinocultura local no ranking estadual”, disse o secretário.

 

A Administração Municipal de Três Passos salienta que esta conquista é resultado da grande parceria existente entre os suinocultores, empresa integradora local, Conselho Municipal Agropecuário e Assuipassos (Associação de Suinocultores de Três Passos).

 

Ranking estadual de abate de suínos
No ranking de 2017, que relaciona 320 municípios do RS, Rodeio Bonito assumiu a liderança, com 277.357 cabeças enviadas para o abate. No ano anterior, este município aparecia na segunda colocação, com 205.942 animais abatidos. Um aumento de 34,67%.

 

Depois de Rodeio Bonito, em segundo lugar está Palmitinho, com 202.346 animais; seguido de Nova Candelária, com 195.351; Três Passos, com 174.208; Boa Vista do Buricá, com 169.821; Santo Cristo, com 146.536; Rondinha, com 132.280; Aratiba, com 130.609; Camargo, com 126.678; e Casca, com 126.575 animais.

 

À lista, somam-se também os animais provenientes de outros Estados, mas que são abatidos no RS. Esses estados são Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, com 75.505 e 200 suínos, respectivamente.

 

A composição deste ranking tem como fonte todos os tipos de inspeção: Cispoa/Dipoa (Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal – Estadual), SIF (Serviço de Inspeção Federal) e SIM (Serviço de Inspeção Municipal).

 

Produtores independentes

Dos mais de 9 milhões de suínos produzidos no RS em 2017, 1.393.862 animais são oriundos de granjas de produtores independentes, ou seja, que não dependem de integradora para produzir e vender seus animais. Desta produção, 397.743 suínos são vendidos para fora do Estado. Por isso, de acordo com a Acsurs, a importância também das vendas interestaduais.

 

Fonte: Prefeitura de Três Passos e Acsurs

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados