Três Passos: Reclamações do serviço de telefonia móvel devem ser formalizadas no Balcão do Consumidor – Rádio Alto Uruguai | FM 92,5 – FM 106,1
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Três Passos: Reclamações do serviço de telefonia móvel devem ser formalizadas no Balcão do Consumidor

Atendimento do Balcão do Consumidor acontece de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h, no campus da Unijuí

8 de maio de 2018
Reclamações que forem formalizadas embasarão inquérito civil público ajuizado pelo MP (Fotos: Vinicius Araujo / Rádio Alto Uruguai)

Os consumidores pessoas físicas ou jurídicas que estejam enfrentando dificuldades e problemas com o serviço de telefonia móvel, em Três Passos, devem formalizar suas reclamações junto ao Balcão do Consumidor, localizado no campus da Unijuí, no centro da cidade. Esse foi o principal destaque apresentado pela professora Eliete Schneider, que coordena os trabalhos prestados pelo balcão, durante entrevista à Rádio 92,5 FM (foto abaixo), na manhã de segunda-feira (07).

No mês de abril, três entidades do município (Câmara de Vereadores, OAB e Sindilojas Celeiro) apresentaram um pedido de intervenção ao Ministério Público, buscando resolver junto às empresas de telefonia, os péssimos serviços que estão sendo colocados a disposição dos consumidores, pelo menos há dois anos. São inúmeros os relatos de usuários que não conseguem completar, receber ou finalizar chamadas locais ou interurbanas pelo celular, causando inúmeros prejuízos.

A partir do pedido formulado, o MP local garantiu o ajuizamento de um inquérito civil público para apurar as denúncias e cobrar imediatas melhorias das empresas de telefonia que prestam serviços no município: Vivo, Claro, TIM e Oi.

Porém, para fortalecer ainda mais o pedido judicial, é necessário a apresentação de reclamações por parte de usuários, sejam eles pessoa física ou jurídica. Desta maneira, todos os consumidores que tenham tido problemas com estes serviços devem comparecer ao Balcão do Consumidor e registrar a reclamação, que será anexada junto ao inquérito aberto pelo MP.

O atendimento no Balcão do consumidor é realizado de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h. O atendimento é realizado por dois bolsistas do município e uma bolsista da própria Unijuí, supervisionadas por professores da instituição de ensino.

As reclamações dos consumidores são registradas no SINDEC – Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor. Este sistema (software de gestão de dados) integra os dados registrados pelos balcões dos Procons de todo o País que já aderiram ao Sindec.

Balcão do Consumidor
O Balcão do Consumidor surgiu em março de 2015 e em três anos de atendimento já atendeu 1.850 consumidores, sendo uma média de 600 clientes por ano, evitando, dessa forma, o ingresso de inúmeros processos judiciais.

 

Fonte: Rádio Alto Uruguai

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