Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Três Passos realiza trabalho concentrado no combate à dengue com apoio do CEVS e 19ª CRS

Ações têm foco neste primeiro momento nos bairros Pindorama e Sulserra

29 de maio de 2020
Visitas domiciliares de fiscalização, além de ações de limpeza em pontos como cemitérios, estão sendo realizadas de forma concentrada (Fotos: Prefeitura de Três Passos / Divulgação)

Uma equipe do CEVS (Centro Estadual de Vigilância em Saúde) e da 19ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), se juntou à equipe de vigilância em saúde e combate a endemias do município de Três Passos, esta semana, com o objetivo de reforçar ações de combate à dengue. O trabalho seguirá até o final da próxima semana.

Além de ações de campo, o grupo também está buscando realizar um diagnóstico das razões que motivaram o surto da doença este ano no município, e definir um planejamento de ações para os próximos meses, com intuito de evitar que o surto se repita na próxima temporada de verão.

15 duplas foram formadas e estão realizando visitas domiciliares de fiscalização e orientação, com foco nos bairros Pindorama e Padre Gonzáles, onde estão concentrados o maior número de casos confirmados de dengue e de focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, neste ano de 2020.

Estão sendo verificados locais de coleta e armazenamento de água, como caixas d’água, cisternas e calhas, e demais pontos de água parada. A orientação é para que os agentes no mesmo momento em que verificarem essas ocorrências, juntamente com os moradores, eliminem qualquer ponto que contenha água parada e que possa ser foco para desova e procriação de larvas do mosquito transmissor da dengue. Os agentes também estão reforçando as orientações educativas para os moradores, sobre como manter os cuidados básicos em seus terrenos e casas. Os cemitérios também estão tendo um trabalho de fiscalização especial.

Para além desta ação concentrada, seguem sendo realizadas as aplicações de fumacê, também com foco nos bairros Pindorama e Padre Gonzáles. Mas o trabalho será ampliado para os demais bairros ao longo dos próximos meses.

O boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Saúde de Três Passos, na quinta-feira (28), confirma 443 casos de dengue no município. 58 casos foram considerados negativos/descartados ou não coletados. E neste momento não há nenhum caso suspeito aguardando coleta.

Na quarta-feira, esta força-tarefa montada durante a semana, manteve reunião do comitê municipal de combate à dengue, que foi criado no ano passado e que possui representantes de diversos segmentos, como Câmara de Vereadores, Conselho Municipal de Saúde, Hospital de Caridade, Patram, Secretarias Municipais, entre outros. A partir do debate foram estabelecidos alguns encaminhamentos, como revisão da legislação vigente, campanha de sensibilização junto à comunidade, reforço no número de agentes, entre outros pontos.

 

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados