Três Passos: Publicada portaria que regulamenta utilização alternativa para prédio da UPA – Rádio Alto Uruguai | FM 92,5 – FM 106,1
Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

MANCHETES

Três Passos: Publicada portaria que regulamenta utilização alternativa para prédio da UPA

Portaria foi publicada em edição do Diário Oficial da União desta terça-feira

6 de novembro de 2018
Prédio da UPA, em Três Passos, localizado na Avenida Osvaldo Aranha (Foto: Arquivo)

O prefeito de Três Passos, José Carlos Amaral, concedeu entrevista à Rádio 92 FM, no início da tarde desta terça-feira (06), apresentando em primeira mão à comunidade a notícia de que foi publicada hoje, no Diário Oficial da União, a Portaria 3.583, que regulamenta o decreto presidencial do dia 22 de maio deste ano, prevendo a utilização da estrutura do prédio da UPA, com outra finalidade. O decreto estava pendente de uma regularização que liberasse os municípios a avançar em seus projetos de adequar as estruturas já construídas de acordo com suas realidades locais, devido ao projeto da UPA não ter sido concluído, em função da falta de garantias financeiras por parte das esferas estadual e federal.

“Vínhamos batalhando muito tempo para buscar essa autorização, inclusive o município já havia tido acesso à minuta dessa regulamentação, providenciando as alterações necessárias ao projeto CIAC-SUS (Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão) que se pretende implantar na estrutura onde hoje está o prédio em que inicialmente estava prevista a implantação de uma UPA”, destacou o prefeito.

A partir de agora, aguarda-se um tempo de tramitação legal para o município ter o seu projeto aprovado pelo Ministério da Saúde, e organizar a estrutura física para que se possa efetivamente utilizar a estrutura já devidamente construída, na Avenida Osvaldo Aranha.

O município de Três Passos pretende utilizar a estrutura física para implantação do CIAC-SUS (Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão), com atendimentos na área da saúde vinculados ao SUS, além de alguns programas que já estão implementados no município: Programa de Saúde da Família, Programa de Farmácia Popular, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e o Programa Municipal de Transporte de Pacientes (Conduz Vida), aglutinando essas diferentes ações e ampliando o atendimento à comunidade, além de possibilitar, futuramente, um funcionamento com horário ampliado.

A projeção do Município é de que o projeto a ser apresentado à esfera federal, possa estar aprovado dentro de 30 a 45 dias. “Nosso sonho é poder contar com este projeto já em funcionamento no início de 2019”, sublinhou José Carlos.

O município de Três Passos foi pioneiro na apresentação dessa alternativa para utilização da estrutura das UPAs de uma forma diferenciada, através de um movimento junto à Famurs e CNM, organizações que representam os municípios em nível estadual e federal, com constante diálogo e negociações junto ao Ministério da Saúde.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados