Ao todo, serão entregues 28 mil mudas de eucaliptos clonados aos agricultores três-passenses
A Secretaria Municipal de Agricultura de Três Passos começou a entregar na última semana, as mudas do Programa Municipal de Florestamento. Criado em junho de 2017, pela Lei Municipal 5.259, esta segunda etapa do programa dobra a quantidade de mudas a serem entregues. Em 2017 foram 14 mil mudas, e este ano de 2018, serão entregues 28 mil mudas de eucaliptos clonados, beneficiando 26 produtores.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Evandro Colombo, o Programa subsidia 50% do valor das mudas até a quantidade de 1500 mudas. Ele explica que as mudas são adquiridas por meio de processo licitatório com o acompanhamento e supervisão da equipe técnica da Secretaria.
Para participar do processo licitatório os viveiros precisam apresentar laudos técnicos que comprovem a qualidade e a saúde das mudas, além da certidão de cadastro florestal.
Colombo informa, que para este ano, a equipe técnica definiu a variedade clonada 2864, por ser mais resistente ao tombamento pelos ventos e possuir a madeira mais densa.
O agricultor Olari Ovídio Dörr, residente na Linha Turvo, retirou 1.500 mudas, que segundo ele são utilizadas para produzir varas, ajudar na recuperação do solo e em benfeitorias.
Morador da localidade de Floresta, o jovem agricultor Lissandro Kunzler, considera a iniciativa excelente pois pelo programa as mudas são adquiridas por menos da metade do preço. Ele as utiliza na propriedade para reflorestar, plantar nas beiradas dos rios e futuramente para comercializá-las.