Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Três Passos passa a ter 43 casos confirmados de dengue

Outros 19 casos aguardam prazo recomendado para coleta

31 de março de 2020
Agentes de saúde e de endemias, em trabalho de eliminação de criadouros do mosquito transmissor da dengue (Foto: Prefeitura de Três Passos / Divulgação)

O mais recente boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Três Passos aponta novos números alarmantes sobre a dengue no município. Agora são 43 casos confirmados, após análise oficial do Lacen-RS.

Outros 19 casos aguardam prazo recomendado para coleta. 22 casos são considerados descartados ou são de pessoas que não compareceram para realizar a coleta, impossibilitando de se ter uma avaliação oficial, por parte do Lacen-RS.

Ao todo, neste ano de 2020, Três Passos contabiliza 84 casos suspeitos de dengue. O maior número de casos confirmados ou suspeitos, está concentrado no bairro Pindorama.

Porém, os cuidados precisam ser redobrados em todos os bairros, especialmente em Padre Gonzáles, Santa Inês, Érico Veríssimo, Sulserra e centro.

A Secretaria Municipal de Saúde apela à população para que verifique seu pátio, seu terreno e estabelecimento, para que em um trabalho conjunto, o município possa também vencer a dengue.

Em função de diminuição na estrutura de servidores, após o início do enfrentamento à pandemia de coronavírus, em que muitos integram os grupos de risco, o trabalho dos agentes de combate a endemias e dos agentes de saúde foi unificado momentaneamente, os quais estão de segunda a sexta-feira indo a campo, trabalhando na eliminação de criadouros e orientações à comunidade, além do trabalho de pulverização costal, que está sendo realizada em várias ruas, por equipe da prefeitura municipal.

A coordenadora do programa, Rosicler Seghetto, informa que quando há o surgimento de um caso suspeito, a Vigilância Epidemiológica avisa o setor responsável e, no máximo, até o dia seguinte, já é realizado o bloqueio.
Ela explica que o bloqueio é a pulverização de produto local no pátio da residência do caso suspeito e também em uma raio de 300 metros do local, acompanhado de visita de agentes de saúde e de endemias, eliminando criadouros.

Estas ações são preconizadas pela 19 ª Coordenadoria Regional de Saúde, e em dias de chuva, não é realizada a pulverização.

Pulverização nesta terça-feira acontece em Padre Gonzáles

Na manhã desta terça-feira, 31 de março, a partir das 7 horas, estará acontecendo mais uma pulverização com inseticida, em um raio de 300 metros dos locais suspeitos, em trabalho que acontecerá no bairro de Padre Gonzáles, nas seguintes vias:

➡Rua: Dinart Oliveira;
➡Avenida Farroupilha;
➡ Rua Coronel José Gomes Coutinho;
➡Rua Piratini;
➡Rua General Luiz Marlete;
➡Rua Claudino Nunes Pereira.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados