Três Passos: Paróquia Santa Inês completa 80 anos de criação – Rádio Alto Uruguai | FM 92,5 – FM 106,1
Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

MANCHETES

Três Passos: Paróquia Santa Inês completa 80 anos de criação

Criação da paróquia pela Igreja Católica foi efetivada cinco anos antes da emancipação de Três Passos

4 de junho de 2019

Esta terça-feira, 4 de junho de 2019, é uma data especial para os católicos de Três Passos. Há exatamente 80 anos, no ano de 1939, era criada no município a Paróquia Santa Inês, através de decreto assinado pelo bispo de Santa Maria, Antônio Reis, desmembrando-se das paróquias de São José da Boa Vista – Buricá e de Santo Antônio da Palmeira.

Para se ter uma ideia da importância deste ato, a criação foi oficializada cinco anos de Três Passos ser emancipado oficialmente. À época, a então vila era parte integrante do território de Palmeira das Missões.

Um pouco sobre a história da Paróquia Santa Inês

Há muito tempo atrás, nas matas do alto Uruguai, viviam índios Kaigans e Guaranis; também caboclos e refugiados por ali residiam. Nos anos de 1910-1930 iniciou-se a colonização de descendentes de origem alemã, procedentes de Santa Cruz do Sul, Lajeado e Montenegro.

No Dia 21 de maio de 1924 foram martirizados os Heróis do Alto Uruguai, em Três Passos: o Padre Manuel Gomez Gonzales e o Coroinha Adílio Daronch. A paróquia foi criada na década seguinte, no dia 04 de junho de 1939. Inicialmente, foi confiada aos padres do clero diocesano; poucos anos depois, os padres dehonianos (SCJ) conduziram a paróquia. Em 1959, os freis franciscanos assumiram a paróquia Santa Inês, por vinte anos. Em 1999, o clero diocesano reassumiu os trabalhos pastorais.

Um dos aspectos que se destaca hoje na Paróquia Santa Inês é a Romaria dos Mártires do Alto Uruguai, atraindo anualmente milhares de Romeiros todos os anos. O Padre Manuel e o Coroinha Adílio foram beatificados, como Mártires da Fé, no dia 21 de outubro de 2007, pelo então prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Saraiva Martins, em Frederico Westphalen-RS.

Todas as pastorais presentes na Diocese também são praticadas nesta paróquia, em consonância com a orientação pastoral da Diocese de Frederico Westphalen. Além dos sacerdotes, a paróquia conta ainda com 35 Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, 69 catequistas e inúmeras pastorais e movimentos.

Ainda, na cidade de Três Passos, há um seminário menor, dirigido pelos padres franciscanos, com funcionamento em nível de 2º grau e uma comunidade de religiosos; e as Irmãs Missionárias Servas do Espirito Santo (IMSES) se dedicam ao cuidado do Lar de Idosos São José. Além das 32 capelas rurais atendidas, os padres assistem pastoralmente 06 capelas nos bairros, 03 asilos de idosos, 01 presídio e 01 hospital.

Além de Três Passos, a paróquia ainda atende os municípios de Bom Progresso e Esperança do Sul.

Contatos:
Telefone: 3522 1752 / 3522 1094 / 98406-1094
E-mail: [email protected] ; [email protected]
Endereço: Rua Dom João Becker, 242, Centro, Três Passos – RS.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados