Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Três Passos: Obras na unidade de captação da Corsan devem iniciar em janeiro de 2021

Garantia foi dada pelo superintendente regional da companhia, João Batista Corim, em entrevista exclusiva à Rádio Alto Uruguai.

23 de dezembro de 2020
Sede do escritório da Corsan, em Três Passos (Foto: Rádio Alto Uruguai)

Está prevista para o mês de janeiro de 2021, a ordem de início das obras na unidade de captação da Corsan em Três Passos. A informação foi confirmada pelo superintendente da regional Missões da companhia, João Batista Corim, em entrevista exclusiva à Rádio Alto Uruguai, na manhã de terça-feira (22).

A obra já havia sido anunciada em novembro de 2018, inclusive com um ato formal, na unidade de captação, na localidade de Baixo Erval Novo. Porém, segundo Corim, a empresa que venceu o processo licitatório estava executando sete obras da Corsan, e duas obras que havia iniciado não conseguiu executar dentro da chamada “boa técnica”, estando com dificuldades para iniciar a execução em Três Passos, no início de 2019. Por uma decisão administrativa da companhia, o contrato com a empresa foi rescindido. “Esse rito teve de ser vencido para haver uma nova licitação”, explica.

Na edição desta última segunda-feira (21) do Diário Oficial do Estado, foi publicado o Contrato nº 262/2020, que prevê as obras na unidade de captação de 120 litros e a elevatória de água bruta na captação, em Três Passos.

O investimento previsto é de R$ 2,866 milhões, com prazo de 480 dias para execução, o que deverá melhorar a estrutura de captação, qualificando a parte eletromecânica junto ao rio Erval Novo. “Em janeiro a obra está prevista para ter início, com a etapa do licenciamento ambiental. A equipe de engenharia da companhia promete agilizar os processos, para que as obras possam acontecer dentro do menor prazo de tempo”, garante Corim.

Esclarecimentos sobre constantes cortes no fornecimento de água na cidade

Questionado sobre os constantes cortes no fornecimento de água nos últimos anos em Três Passos, Corim referiu que as regiões mais afetadas são áreas do centro, bairros de Padre Gonzáles e Pindorama, além da Avenida Costa e Silva, no entorno do parque de exposições da FEICAP.

Segundo o superintendente, há três etapas para serem superadas. Uma delas é a questão da energia elétrica, em uma negociação com a RGE, com troca de postes para uma melhoria no fornecimento de energia para a Corsan, que é a principal cliente da RGE na região. Corim explicou que na substituição de postes, há cerca de 20 dias, acabou sendo atingido o sistema de adutora de água bruta, o que comprometeu em algumas oportunidades o sistema de abastecimento de água na cidade. “Para consertar a adutora tivemos que fazer em conjunto com a RGE e Procel, porque corria o risco até de desabamento do poste de energia elétrica, e a segurança dos servidores envolvidos esteve em primeiro lugar”, destacou.

Outro fator relatado por Corim são os problemas eletromecânicos em função da queima de alguns motores, que haviam sido substituídos em 2014, mas que já apresentaram problemas técnicos. “Daí a importância da reforma de toda a infraestrutura da usina de captação, garantindo um abastecimento com eficiência e o funcionamento da estrutura em melhores condições”.

Um terceiro fator citado pelo superintendente regional para as várias interrupções de fornecimento de água nos últimos dois anos, é a substituição de boa parte das redes precárias de fibrocimento na cidade de Três Passos, em paralelo aos projetos de pavimentação desenvolvidos pela prefeitura, de forma planejada. Isso acabou afetando o abastecimento para boa parte da população.

Reservatório será instalado para melhorar abastecimento em Padre Gonzáles

Uma boa notícia adiantada por Corim na entrevista, irá beneficiar o bairro de Padre Gonzáles. Está prevista para o ano de 2021, a instalação de um reservatório de inox, de 100 metros cúbicos, melhorando o abastecimento do bairro, um dos mais populosos do município, e consolidando o processo de setorização, possibilitando uma separação do sistema de abastecimento. “Até o verão do próximo ano esse reservatório vai estar edificado e operando, melhorando o serviço”, prometeu.

Alteração no sistema que abastece o frigorífico Seara/JBS

O frigorífico da Seara/JBS capta água da Corsan para que consiga manter sua produção em dia. Porém, este ano, a Corsan realizou um acordo com a direção do frigorífico para que seja intercalado o abastecimento à indústria, dando prioridade ao abastecimento público durante o dia, restando o abastecendo de água ao frigorífico apenas no horário noturno.

Estiagem: Corsan pede atenção dos usuários para uso racional de água

Durante a entrevista, Corim destacou que o Estado vive uma de suas piores estiagens na última década. Segundo ele, dos 63 municípios que a regional atende, 36 já emitiram decreto de situação de emergência. Desta maneira, a Corsan está realizando campanha institucional, pedindo à população para que mantenha um consumo de água consciente, evitando desperdícios que ocorrem principalmente no momento de de lavar calçadas com uso de mangueira, lavagem de automóveis ou enchimento de piscinas em excesso. “Precisamos preservar o máximo possível a água para o consumo humano”, ressalta Corim.

Atendimento via 0800

Neste ano de pandemia, muitos usuários da Corsan relataram à nossa emissora dificuldades em fazer encaminhamentos à companhia através do novo canal de atendimento, pelo fone 0800-646-6444. Muitos ouvintes, inclusive, sugeriram a retomada do telefone direto do escritório local da Corsan.

Entretanto, o superintendente regional explicou que a adoção do 0800 foi cumprida para atender uma legislação federal (chamada Lei do SAC), garantindo que todos os atendimentos sejam gravados, proporcionando um retorno mais seguro ao usuário e também garantindo que fique a disposição a gravação do pedido.

Segundo Corim, a pandemia de Covid-19 neste ano de 2020 acabou gerando um aumento na procura pelo 0800, e, consequentemente, um tempo maior para atendimentos e respostas.

Dessa forma, a Corsan indica aos usuários que, preferencialmente, utilizem o aplicativo da companhia (app), que pode ser baixado em de forma gratuita, ou o site da Corsan. Essas ferramentas digitais, de acordo com Corim, apresentam maior rapidez e efetividade.

Central regionalizada de recebimento de lodo de fossa séptica

Um último tema tratado na entrevista de terça-feira, foi a respeito do projeto que prevê a instalação em Três Passos de uma Central Regional de recebimento e tratamento de lodo de fossa séptica, abrangendo 19 municípios da região Celeiro.

Corim disse que o licenciamento ambiental foi vencido no último mês e que a companhia recebeu a licença de instalação para execução da obra. Neste momento, o projeto está na fase final de adequação do orçamento, para que se possa licitar a obra no ano de 2021.

A central será instalada em uma área de cinco hectares, localizada no antigo aeroporto municipal. O espaço foi cedido pelo município de Três Passos, por ser um local de fácil acesso, e também em função de que a área total do aeroporto abrange mais de 40 hectares, o que ainda preserva mais de 80% do imóvel público para outros investimentos futuros.

OUÇA ABAIXO, A ÍNTEGRA DA ENTREVISTA COM JOÃO BATISTA CORIM, SUPERINTENTEDENTE REGIONAL DA CORSAN – REGIONAL MISSÕES:

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2021 ® - Todos os direitos reservados