Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Três Passos: Novo Plano Diretor foi entregue à Câmara de Vereadores

Documento foi entregue na manhã de quarta-feira (12), no gabinete do centro administrativo municipal

13 de agosto de 2020
Representantes do poder executivo e do legislativo, durante entrega da proposta de novo plano diretor (Foto: Prefeitura de Três Passos / Divulgação)

O Poder Executivo de Três Passos realizou a entrega do novo Plano Diretor à mesa diretora da Câmara de Vereadores. O ato aconteceu no gabinete da prefeitura, na manhã de quarta-feira (12).

Na ocasião, os vereadores, Ido Rhoden, secretário, e Flávio Habitzreiter, presidente do legislativo, enfatizaram a importância do documento que o poder público está delegando para que a câmara dê a sua devida continuidade.

O prefeito, José Carlos Amaral, ressaltou que o Plano Diretor é um dos grandes legados da sua gestão, o que deverá ser percebido pelos seus sucessores frente ao Executivo. “Tenho muito orgulho deste momento, por isso quero agradecer a toda equipe técnica pelo empenho, dedicação e responsabilidade em formatar este importante documento que tem o objetivo de garantir habitação de qualidade, saneamento ambiental, transporte e mobilidade, trânsito seguro, hospitais e postos de saúde, escolas e equipamentos de lazer, para que todos possam morar, trabalhar e viver com dignidade”, ponderou.

A revisão do Plano Diretor teve início pela atual gestão, a partir da necessidade de discutir o futuro do município de Três Passos e novas perspectivas para a próxima década, exigindo dos gestores rever a legislação urbanística. Foi a partir deste entendimento que a Secretaria Municipal de Planejamento, através da elaboração de um pré-projeto, em 2018, iniciou o processo de trabalho, envolvendo outras sete secretarias de governo e quatro grupos de trabalho.

Até chegar na sua formatação final, a revisão do Plano Diretor foi composta por um processo de construção coletiva, com a finalidade de garantir a participação popular, dando prioridade ao interesse público.

Para o secretário municipal de Planejamento, Carlos Bourscheid, a equipe técnica conseguiu fazer uma releitura das principais leis do passado, organizando a parte urbanística, traçando um novo mapa para o município, que dá a possibilidade de pensar em um Três Passos do futuro. “Este é um plano moderno, que envolveu muita pesquisa, inclusive de documentos de outras cidades que são referência”, disse o secretário.

Ele ressaltou ainda, que um dos resultados práticos do Plano Diretor é que o município passa a dispor de uma legislação atualizada e adaptada à realidade local, a partir de informações, dados, estudos e mapas disponíveis para técnicos, sociedade civil e ao próprio governo. Outra característica importante do plano, é a aplicação dos instrumentos de intervenção e ordenamento do território disponibilizados pelo Estatuto da Cidade.

Para procuradora-geral do Município, Geciana Seffrin, um dos grandes diferenciais na elaboração do Plano Diretor de Três Passos é que ele foi construído em suas diferentes etapas, pela própria equipe técnica da Prefeitura, sem custos aos cofres públicos, diferente de muitos outros municípios que contratam empresas para esta finalidade.

Ao longo dos seus 75 anos, o município de Três Passos editou sete planos diretores, sendo eles dos anos de 1965, 1969, 1972, 1973, 1995 e, o último, em 2006, portanto há 14 anos.

O projeto de lei do Plano Diretor de Três Passos, que seguiu para a Câmara de Vereadores, é o coroamento da atual gestão, marcado por muito estudo e pesquisa, reunindo informações e criando um banco de dados, que permitiram identificar os caminhos mais adequados para o futuro do município.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Três Passos

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados