Amuceleiro e prefeitura não encaminharam recurso ao comitê de crise. Mapa definitivo da 42ª rodada do plano de distanciamento controlado do RS será divulgado na tarde de segunda
Neste domingo (21) o Estado do RS informou que dez recursos contra a determinação preliminar de bandeira preta chegaram ao Comitê de Crise da Covid-19.
A Amuceleiro, juntamente com a Amzop, que representam os 52 municípios que integram a Região Covid Palmeira das Missões (R-15 e R-20) definiram por não enviar pedido de reconsideração ao mapa preliminar. As associações entendem que devido ao alto índice de aumento de casos e internações na região, não existem dados favoráveis para reverter a situação.
Também é facultado aos municípios optar em enviar ou não recurso próprio (aqueles que tiveram óbitos e internações). O município de Três Passos não enviou recurso individual neste final de semana. Segundo o vice-prefeito e presidente do comitê e conselho multissetorial da Covid (Comu-Covid), Pastor Rodrigo Ipê, em virtude do aumento dos casos, das internações e dos três óbitos registrados ao longo desta semana, a decisão foi de não encaminhar recurso.
Segundo Ipê, o município não teria retorno positivo, mesmo enviando recurso, em função dos números e da falta de critérios técnicos para embasar uma mudança de bandeira.
A administração municipal irá discutir, nesta segunda-feira (22), se haverá a emissão de um novo decreto municipal, com restrições mais duras, já que a bandeira preta representa uma série de medidas mais severas no combate à Covid-19, com restrições a diversas atividades consideradas não essenciais.