Pelo menos quinhentas famílias estão enfrentando escassez hídrica no município de Três Passos
A Administração Municipal de Três Passos, através das Secretarias de Agricultura e Transportes, está mobilizada para enfrentar o momento crítico de estiagem que assola o Rio Grande do Sul. Para isso, organizou uma força-tarefa de trabalho para amenizar os impactos causados pela falta de chuvas no município.
Três Passos teve a situação de emergência por estiagem decretada ainda no mês de setembro de 2021, pelo Ministério do Desenvolvimento Regional/Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e reconhecida pelo Governo do Estado. Desde então, o poder público trabalha intensamente atendendo os produtores rurais do município.
Até o momento, as máquinas das secretarias envolvidas estão desenvolvendo o trabalho de abertura e limpeza de bebedouros. 150 foram abertos, e com uma lista de espera de mais de 150 agricultores cadastrados.
A falta de água é o que mais preocupa os agricultores neste momento, e para auxiliar os produtores a força-tarefa está realizando diariamente a entrega de cargas de água.
Conforme o prefeito, Arlei Tomazoni, o trabalho é fundamental neste momento. “São aproximadamente 500 famílias que estão com escassez de recursos hídricos para consumo humano”, salientou.
Desde o ano passado, a Secretaria Municipal de Agricultura já entregou mais de 4,2 milhões de litros de água para consumo humano, e mais de 650 mil litros para consumo animal.
O Município tem mais de 300 produtores de leite, 130 suinocultores e 26 avicultores, os quais estão enfrentando dificuldades hídricas para contemplar a sede dos animais, tendo em vista que todas as fontes de água estão atingindo um patamar crítico.
A partir dessa realidade, o município reforçou o pedido de apoio na atuação do Estado, com aporte de recursos para atender aos agricultores do município, que já contabilizam perdas de produção na ordem de: 75% para o milho grão, 70% para o milho silagem, 30% na cultura da soja/grão e 30% na produção leiteira.
Três Passos pede auxílio ao Estado do Rio Grande do Sul
O município de Três Passos também enviou um ofício à secretária de Agricultura do Estado, Silvana Covatti, solicitando auxílio.
A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS (Seapdr), está trabalhando na viabilização de quatro licitações para concretizar a perfuração de 750 poços, a implantação de 750 torres metálicas e caixas d’água, a escavação de 6 mil microaçudes e a implantação de 1,5 mil cisternas.
O pedido junto à secretaria tem o intuito de buscar recursos para implementar cisternas, abertura de poços e bebedouros, e instalação de torres e caixas d’água, a fim de diminuir os impactos causados pela severa estiagem e pelas altas temperaturas enfrentadas no Estado.