Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Três Passos: Município realiza força-tarefa para amenizar efeitos da estiagem

Pelo menos quinhentas famílias estão enfrentando escassez hídrica no município de Três Passos

14 de janeiro de 2022
Fontes de água estão cada vez mais secas nas propriedades (Foto: Prefeitura de Três Passos)

A Administração Municipal de Três Passos, através das Secretarias de Agricultura e Transportes, está mobilizada para enfrentar o momento crítico de estiagem que assola o Rio Grande do Sul. Para isso, organizou uma força-tarefa de trabalho para amenizar os impactos causados pela falta de chuvas no município.

Três Passos teve a situação de emergência por estiagem decretada ainda no mês de setembro de 2021, pelo Ministério do Desenvolvimento Regional/Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e reconhecida pelo Governo do Estado. Desde então, o poder público trabalha intensamente atendendo os produtores rurais do município.

Até o momento, as máquinas das secretarias envolvidas estão desenvolvendo o trabalho de abertura e limpeza de bebedouros. 150 foram abertos, e com uma lista de espera de mais de 150 agricultores cadastrados.

A falta de água é o que mais preocupa os agricultores neste momento, e para auxiliar os produtores a força-tarefa está realizando diariamente a entrega de cargas de água.

Conforme o prefeito, Arlei Tomazoni, o trabalho é fundamental neste momento. “São aproximadamente 500 famílias que estão com escassez de recursos hídricos para consumo humano”, salientou.

Desde o ano passado, a Secretaria Municipal de Agricultura já entregou mais de 4,2 milhões de litros de água para consumo humano, e mais de 650 mil litros para consumo animal.

O Município tem mais de 300 produtores de leite, 130 suinocultores e 26 avicultores, os quais estão enfrentando dificuldades hídricas para contemplar a sede dos animais, tendo em vista que todas as fontes de água estão atingindo um patamar crítico.

A partir dessa realidade, o município reforçou o pedido de apoio na atuação do Estado, com aporte de recursos para atender aos agricultores do município, que já contabilizam perdas de produção na ordem de: 75% para o milho grão, 70% para o milho silagem, 30% na cultura da soja/grão e 30% na produção leiteira.

Três Passos pede auxílio ao Estado do Rio Grande do Sul
O município de Três Passos também enviou um ofício à secretária de Agricultura do Estado, Silvana Covatti, solicitando auxílio.

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS (Seapdr), está trabalhando na viabilização de quatro licitações para concretizar a perfuração de 750 poços, a implantação de 750 torres metálicas e caixas d’água, a escavação de 6 mil microaçudes e a implantação de 1,5 mil cisternas.

O pedido junto à secretaria tem o intuito de buscar recursos para implementar cisternas, abertura de poços e bebedouros, e instalação de torres e caixas d’água, a fim de diminuir os impactos causados pela severa estiagem e pelas altas temperaturas enfrentadas no Estado.

Fonte: Rádio Alto Uruguai e Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Três Passos

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2022 ® - Todos os direitos reservados