Medidas de prevenção e combate a possíveis focos de dengue estão sendo traçadas para evitar novo surto da doença, fato que aconteceu em 2019 e 2020
A Secretaria Municipal de Saúde de Três Passos manteve reunião na segunda-feira (11), com a 2ª Coordenadoria Regional de Saúde, Conselho Municipal de Saúde e agentes de endemias.
O assunto em pauta foram as ações de combate à dengue, tendo em vista que o município registrou, na última sexta-feira, o primeiro caso positivo do ano.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Márcia Gintzel, agir imediatamente é a ordem da gestão municipal para que a situação não chegue ao extremo, como no ano passado.
O vice-prefeito, Pastor Ipê, que esteve presente na reunião, disse que todas as medidas serão tomadas para que Três Passos não seja novamente a capital da dengue. Em 2020, o município teve o maior número de casos confirmados pela doença no Rio Grande do Sul.
O médico veterinário da 2ª Coordenadoria de Saúde, Mauro Dornelles, colocou à disposição da Prefeitura Municipal, um novo produto para aplicação, que em casos suspeitos deve ser aplicado a um raio de 150 metros e quando confirmado o caso, em uma área de 300 metros. Ele salientou a necessidade de mais agentes de combate a endemias, para que haja um trabalho mais efetivo no município.
A Secretaria Municipal de Saúde enfatiza que não é apenas o agente de endemias o único responsável de combater o mosquito, mas também a população, que deve vistoriar o seu pátio. O principal combatente do mosquito Aedes aegypti é o próprio morador.
Após a reunião, a secretária de Saúde, juntamente com as agentes de endemias, traçou novas ações e atividades para intensificar o combate aos focos do mosquito no município.
Reunião de planejamento para combate à dengue.