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Três Passos: Lombadas eletrônicas deveriam ter sido reinstaladas em outubro no trecho em que aconteceu grave acidente

Prazo foi confirmado pelo superintendente regional do DNIT, em ofício encaminhado à Câmara de Vereadores no mês de setembro

30 de dezembro de 2019
Lombadas eletrônicas evitaram acidentes graves no período em que estiveram ativas na BR 468 (Fotos: Rádio Alto Uruguai/Arquivo)

Os controladores de velocidade instalados ao longo da BR 468 na última década ajudaram a reduzir drasticamente o número de acidentes graves na rodovia. Seis lombadas eletrônicas e dois pardais haviam sido instalados em pontos sensíveis da rodovia (Campo Novo, Tiradentes do Sul e Três Passos), após apelo das comunidades e de lideranças regionais.

No município de Três Passos, em trecho que circunda o perímetro urbano, foram instaladas duas lombadas eletrônicas, em maio de 2013, no km 103 da rodovia, onde há um cruzamento que dá acesso à cidade pela Rua Gaspar Silveira Martins, no bairro Erico Verissimo, proximidades do Seminário São Pascoal.

O contrato de aluguel dos controladores de velocidade, renovado quatro vezes pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e que vigorava desde 2010, chegou ao fim no mês de janeiro de 2019, quando os equipamentos foram desativados e retirados das margens das rodovias federais em todo o Rio Grande do Sul.

Apenas no final de julho deste ano, o DNIT confirmou que reinstalaria os controladores de velocidade que haviam sido desativados na BR 468 (CLIQUE AQUI E RELEMBRE A INFORMAÇÃO).

No dia 10 de setembro, após um pedido de informações encaminhado pela Câmara de Vereadores de Três Passos, atendendo pedido da comunidade, já que acidentes voltaram a acontecer no trecho em que as lombadas foram retiradas, o superintendente regional do DNIT no Rio Grande do Sul, engenheiro Delmar Pellegrini Filho, confirmou que a ordem de instalação dos equipamentos já havia sido emitida e a previsão para entrarem em funcionamento seria até o final do mês de outubro.

Ofício encaminhado pelo superintendente do DNIT-RS

Entretanto, até o momento as lombadas eletrônicas não foram reinstaladas, persistindo o risco para condutores e pessoas que circulam pelo km 103 da BR 468.

Acidentes voltaram a acontecer no trecho da BR 468 em Três Passos

Antes de 2013, quando o local não contava com as lombadas eletrônicas, este cruzamento verificou uma série de acidentes graves, inclusive com mortes. No período em que os controladores de velocidade estiveram ativos, entre maio de 2013 e dezembro de 2018, poucas ocorrências e nenhuma com gravidade, foram registradas no local.

Ao longo de 2019, porém, os acidentes voltaram a acontecer. A Rádio Alto Uruguai noticiou pelo menos duas ocorrências com danos materiais, nos meses de maio (CLIQUE AQUI) e agosto (CLIQUE AQUI).

Acidente no mês de maio

Moradores que residem próximo à rodovia, relataram para nossa reportagem que os condutores não respeitavam o limite de velocidade para o trecho. “Um acidente mais grave é questão de tempo”, repetiram algumas pessoas ouvidas pela rádio.

Na última sexta-feira, o que todos previam aconteceu. Um motociclista de 53 anos, morador da cidade de Horizontina, acabou colidindo em um automóvel Hyundai HB20, morrendo no local do acidente.

Acidente com morte na última sexta-feira do ano de 2019

Reportagem tentou contato, mas não foi atendida pelo DNIT

Na manhã desta segunda-feira (30), a reportagem da Rádio Alto Uruguai buscou contato com o DNIT, tanto através da unidade regional, em Cruz Alta, como com a superintendência, em Porto Alegre. Porém, após sete tentativas de ligação telefônica, não foi possível conversar com ninguém responsável pela questão da instalação dos equipamentos.

Na próxima quinta-feira, dia 2 de janeiro, nossa equipe novamente tentará o contato com os responsáveis pela área técnica do DNIT, para que possamos entender o porquê do atraso na reinstalação dos controladores de velocidade, e qual o prazo para que estes equipamentos voltem a funcionar na BR 468.

Trechos da BR 468 onde foram desativados os controladores de velocidade, no início de 2019:

• duas lombadas eletrônicas na localidade de Esquina Boa Vista, em Campo Novo (km 63);
• dois pardais no trevo de acesso à São Martinho, no entroncamento da BR 468 com a ERS 210, também em Esquina Boa Vista (km 67);
• duas lombadas eletrônicas em Três Passos, nas proximidades do Seminário São Pascoal (km 103);
• duas lombadas eletrônicas na localidade de Novo Planalto, em Tiradentes do Sul (km 129 e 130)

Fonte: Rádio Alto Uruguai

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