Três Passos lança campanha para melhorar a separação de lixo no município – Rádio Alto Uruguai | FM 92,5 – FM 106,1
Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Três Passos lança campanha para melhorar a separação de lixo no município

Campanha Coleta Seletiva: Nós Praticamos! buscará sensibilizar a comunidade e tornar o município referência neste ponto

14 de maio de 2018
Lançamento aconteceu na manhã desta segunda-feira, no gabinete da prefeitura (Fotos: Vinicius Araujo / Rádio Alto Uruguai)

A administração municipal de Três Passos lançou nesta segunda-feira (14), a campanha Coleta Seletiva: Nós Praticamos!, que tem como objetivo melhorar a separação do lixo que é gerado diariamente no município e encaminhado para a usina de reciclarem do Citegem, em Bom Progresso.

A partir de uma articulação que envolve poder público, entidades representativas e a comunidade, a campanha intensificará a importância da correta separação do lixo, os dias e horários em que o caminhão de coleta passa nos bairros e novos métodos que serão utilizados no sentido de conscientizar e sensibilizar a todos para essa importante ação socioamebiental.

Materiais informativos foram produzidos e estarão sendo entregues por equipes de agentes comunitários de saúde, buscando atingir 100% dos domicílios do município. Os conselhos de saúde e de agropecuária, assim como as ações de educação ambiental nas escolas, também serão aliados nesse trabalho.

O dia 5 de junho será um dia marcante para a campanha, quando é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Com uma atividade planejada para a Praça Reneu Geraldino Mertz, será realizado o Dia D da Campanha de Coleta Seletiva, com atividades especiais.

A partir desta data, também não serão mais recolhidos os lixos colocados em dias errados ou que não estejam devidamente separados. Os garis que prestam o serviço de recolhimento dos resíduos estarão afixando adesivos com a seguinte inscrição: “Separação dos Resíduos Inadequada”, alertando os moradores para que mudem essa conduta.

“Três Passos é o município que mais produz lixo em volume, para o Citegem. E isso gera o compromisso ainda maior de alterarmos algumas situações para que este trabalho seja realizado de uma melhor maneira. Neste sentido estamos realizando uma série de ações, desde um edital novo de licitação para definição da empresa que presta o serviço de coleta seletiva, prevendo a aquisição de um novo caminhão para o serviço, novos roteiros, abrangendo também loteamentos que foram construídos recentemente, resultando em exigências novas, que não constavam no contrato anterior, até culminar com esta campanha planejada para melhorar a qualidade da separação do lixo produzido”, afirma o prefeito José Carlos Amaral.

O trabalho estará sendo coordenado em conjunto, pelas secretarias municipais de Meio Ambiente; Obras e Viação; Educação e Cultura; e Saúde.

“Queremos marcar o dia 5 de junho como um balizador para essa mudança de postura de todos os cidadãos”, ressaltou Zé Carlos.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Diego Maciel, a meta do município de Três Passos é se tornar um município referência na região no que diz respeito à coleta seletiva, com muita eficiência. “Todo processo de mudança passa pela educação. Não é diferente neste caso, onde a educação ambiental é fundamental. Esta campanha nasce para ser permanente, para que funcione da melhor maneira. Nossa coleta está com muitos problemas, com falta de separação adequada, se perdendo muitos resíduos e, ao mesmo tempo, desperdiçando recursos públicos, além de prejuízos ambientais e de saúde”, pontuou.

A campanha também terá meios de medir a efetividade do trabalho realizado. Dois indicadores principais serão utilizados: um deles é o uso das tarjetas indicando que a separação dos resíduos está inadequada. Os garis que fazem a coleta receberão estes adesivos e, a partir do número disponibilizado a estes trabalhadores, poderá se medir qual o grau de mudança e de melhorias neste quesito da separação dos resíduos ao longo dos meses. Quanto menos adesivos forem afixados na coleta, melhor estará o nível da separação.

O outro indicador que será utilizado trata-se da composição gravimétrica dos resíduos sólidos. “O lixo de Três Passos que atualmente chega à usina do Citegem apresenta muitos problemas de separação, impedindo um maior número de materiais para reciclagem ou reutilização, o que representa perda de recursos para o município”. No final do ano uma nova pesquisa será realizada para saber o nível de evolução deste item.

Participaram do lançamento desta manhã, no centro administrativo municipal, além do prefeito Zé Carlos e do secretário, Diego Maciel, o vice-prefeito, Jorge Dickel, os secretários municipais de Obras, Janete Bourscheid, de Educação, Valdemar Bonatto, de Saúde, Adelaide Herz, de Agricultura, Evandro Colombo, de Administração, Cristiane Sell Müller, de Assistência Social, Fabiane Amaral, e de Planejamento, José Carlos Bourscheid.

 

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados