Representantes de Prefeitura, Ministério Público, Cacis, Sindilojas, CDL, Brigada Militar e Polícia Civil, estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira, buscando estabelecer ações para os próximos dias
Na manhã desta quinta-feira (09), diversas lideranças de entidades representativas do município de Três Passos e órgãos públicos, estiveram reunidas, debatendo as regras de distanciamento social impostas pela bandeira vermelha do plano estadual, e definindo ações a serem implementadas nos próximos dias, visando o retorno da região e do município à bandeira laranja, que determina menos restrições às atividades econômicas e sociais.
O presidente da Cacis (Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Três Passos), Mauro Huber, fez um resumo de todas as ações já realizas pelas entidades no combate ao coronavírus. Repassou a preocupação dos empresários, que são os mais prejudicados com as regras de afastamento social, e destacou que muitas empresas já não estão mais conseguindo se manter com as restrições impostas, com algumas já pensando em fechar as portas, o que pode gerar mais desemprego.
De acordo com a Cacis, a reunião foi produtiva e todas as entidades estão alinhadas em aumentar as ações restritivas para inibir o crescimento dos índices de Covid-19, além de apoiar as ações que visem ampliar a estrutura de saúde e hospitalar da região, para que a capacidade de atendimento seja favorável à troca de bandeira no plano de distanciamento controlado.
Uma das principais estratégias será um decreto municipal, implementando o toque de recolher, que deverá iniciar nesta sexta-feira, dia 10 de junho, a partir das 22 horas, por tempo indeterminado. Esta medida terá o total apoio da Brigada Militar e Polícia Civil.
Também serão reforçadas as orientações à população, principalmente no que se refere às aglomerações em bares, festas particulares e locais públicos. Foi consenso entre as lideranças, que a população precisa se comprometer no cumprimento das regras de afastamento social impostas pelos decretos municipal e estadual, para a segurança de todos.
Em contato da Cacis com as associações comerciais da região de Palmeira das Missões, à qual Três Passos pertence, todas as entidades reforçaram que estão trabalhando em parceria com o poder público de cada cidade, tomando providências e ações para se adequarem às normas, no objetivo principal de que a região volte à bandeira laranja, na próxima semana.
Participaram da reunião de hoje, no auditório do Centro Empresarial, o prefeito, José Carlos Amaral, o vice-prefeito, Jorge Dickel, a procuradora geral do município, Geciana Seffrin, o promotor de justiça, Ricardo Souza, o presidente da Cacis, Mauro Huber, o vice-presidente do Sindilojas Celeiro, Adilson Deitos, o presidente da CDL, Paulo Bohn, o delegado da Polícia Civil, Marion Volino, e o representante da Brigada Militar, Tenente Ebio Alencar da Silva Bastos.