Três Passos: Educação e saúde voltam a ter atividades normalizadas a partir desta segunda-feira – Rádio Alto Uruguai | FM 92,5 – FM 106,1
Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Três Passos: Educação e saúde voltam a ter atividades normalizadas a partir desta segunda-feira

Serviços acabaram sendo afetados devido à paralisação nacional de caminhoneiros, que causou desabastecimento em diferentes áreas

3 de junho de 2018
Setores de educação, saúde, agricultura, obras e transportes, foram os mais prejudicados (Foto: Arquivo/Prefeitura de Três Passos)

Após uma semana em que as ações do poder público tiveram de ser reduzidas devido aos reflexos do desabastecimento, principalmente de combustíveis, gás de cozinha e itens ade alimentação, em função da greve geral de caminhoneiros, a partir desta segunda-feira, 4 de junho, as atividades da administração municipal de Três Passos voltam a ter um ritmo normalizado especialmente nas secretarias de educação, de saúde, de agricultura, de obras e dos transportes, que foram as mais impactadas no período de paralisação, de acordo com informações repassadas na manhã de sábado, pela secretária de Administração do município, Cristiane Sell Müller.

Educação
Na última semana as aulas foram suspensas em todas as escolas de educação fundamental do município, durante três dias: 28, 29 e 30 de maio, principalmente em função da falta de combustíveis para o transporte escolar. Entretanto, de acordo com o secretário de Educação, Valdemar Bonatto, essas aulas serão recuperadas nos dias 12, 13 e 16 de julho. Também nesta segunda-feira, as aulas estarão sendo retomadas normalmente, em toda a rede municipal de ensino, incluindo as escolas de educação fundamental e também as creches.

Saúde
Segundo informações repassadas pela secretária municipal de Saúde, Maria Adelaide Herz, desde o dia 24 de maio as atividades do setor foram bastante alteradas, em função da suspensão de diversos procedimentos, consultas e exames que estavam agendados, principalmente em cidades de fora da região de Três Passos, para onde usuários são encaminhados diariamente, como Ijuí, Passo Fundo, Erechim e Porto Alegre. De acordo com Adelaide, a falta de combustível e também de insumos hospitalares e medicamentos, foram as principais razões para esse momento turbulento.

O Hospital de Caridade de Três Passos, assim como outros hospitais da região, reduziram os atendimentos para prestar serviço apenas aos casos de urgência e emergência, desde o dia 24 de maio. A Prefeitura de Três Passos auxiliou o hospital, colocando uma ambulância a disposição para a busca de insumos, no dia 25. Os itens foram fundamentais para a manutenção dos serviços básicos e também para o funcionamento da UTI. Em função da escassez de combustível, a Secretaria da Saúde priorizou o atendimento com transporte para pacientes que realizam procedimentos de quimioterapia, radioterapia e hemodiálise.

A Secretaria Municipal de Saúde lembra aos usuários que não conseguiram realizar algum procedimento de média ou alta complexidade em outras cidades, nos últimos dias, para que procurem a secretaria e possam estar reagendando tanto os procedimentos como o transporte.

 

Cristiane Sell Müller (E), Valdemar Bonatto e Maria Adelaide Herz, participaram de entrevista na Rádio 92 FM, na manhã de sábado. Assista ao vídeo da entrevista clicando aqui

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados