Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Três Passos: Diretor do Érico Veríssimo avalia a retomada das aulas e destaca o receio pela falta de vacinação

Professor Alci Finatto concedeu entrevista à Rádio 92,5 FM

12 de maio de 2021
Alunos estão retornando às aulas presenciais nas últimas semanas (Fotos: IEE Érico Veríssimo / Divulgação)

A primeira semana de reabertura das escolas para atividades presenciais teve boa adesão da rede estadual. Conforme levantamento da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), 72,59% das instituições de ensino que ofertam Educação Infantil e Ensino Fundamental abriram para atender aos alunos.

O balanço foi finalizado no último sábado (7) e contempla os cinco primeiros dias de reabertura. Segundo o levantamento, 1.303 escolas receberam os alunos, de um total de 1.795 que atendem estudantes dos níveis de ensino já autorizados para o retorno.

Os estudantes foram voltando aos poucos na última semana, de forma escalonada. Nesta semana, retornam os alunos do Ensino Médio, do Ensino Técnico e do Curso Normal.

O Instituto Estadual de Educação (IEE) Érico Veríssimo, de Três Passos, maior escola pública da região Celeiro, também vem retomando as atividades presenciais, desde a última semana.

Nesta quarta-feira (12), as duas últimas turmas do ensino médio novamente terão aulas presenciais, o que finalizará o processo de retorno das 42 turmas existes na escola. Durante o turno da manhã, 20 turmas terão aulas em sala de aula, para parte dos alunos, com transmissão simultânea através de plataforma remota, para os estudantes que acompanham as atividades de casa.

Para que isso seja possível, as escolas estão tendo de observar e aplicar rígidos protocolos sanitários, evitando ao máximo o risco de contaminação entre estudantes, professores e servidores, além de ter uma infraestrutura adequada, inclusive em termos digitais, para que as transmissões remotas possam acontecer via internet.

Para comentar a respeito desta volta às atividades presenciais e avaliar o processo educativo que está sendo desenvolvido desde o mês de março de 2020, quando eclodiu a pandemia de Covid-19 no Rio Grande do Sul, a reportagem da Rádio Alto Uruguai 92,5 FM entrevistou o diretor do IEE Érico Veríssimo, professor Alci Finatto.

Além de detalhar a dinâmica dos cuidados que devem ser tomados, o professor Alci também destacou o temor de todos os profissionais, a respeito desta retomada de atividades, sem a vacinação adequada, com a pandemia ainda ativa.

O Érico conta com cerca de 940 estudantes matriculados, entre ensino fundamental, médio, magistério e curso técnico. Cerca de 70 professores atuam na escola. Cerca de 65% dos alunos da instituição optaram por retomar as aulas presenciais.

A escola, inclusive, está solicitando a contratação de mais funcionários para colaborarem especialmente neste momento de pandemia, já que o trabalho de higienização dos espaços precisa ser constante.

A direção da escola chegou a formalizar uma solicitação à Secretaria Estadual de Educação, para que as aulas remotas, de forma integral, fossem mantidas por mais um período, até ocorrer a vacinação dos profissionais da escola, mas o pedido não foi atendido, em função da decisão tomada, de cunho estadual, em retomar as atividades presenciais em toda a rede de ensino.

Ouça a íntegra da entrevista com o professor Alci Finatto, realizada pelo repórter Vinicius Araujo, clicando no link abaixo:

 

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2021 ® - Todos os direitos reservados