Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Três Passos: Defesa da agricultura familiar é destacada no lançamento do 6º Grito de Alerta Missões Fronteira Noroeste

3 de abril de 2018

Na manhã desta terça-feira (12) Três Passos recebeu lideranças de toda a região para o lançamento oficial do 6º Grito de Alerta Missões Fronteira Noroeste, que será promovido no município no próximo dia 12 de maio. Destaque para a presença do presidente estadual da Fetag, Carlos Joel da Silva.

 

O evento é organizado pela Macrorregional dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais (composta pelas regionais sindicais Ijuí, Santa Rosa, Missões I e II e Três Passos), ligados à Fetag-RS, e terá como lema “Semeando um novo amanhã”, defendendo pautas que fortaleçam a agricultura familiar, como previdência social, acesso á terra e habitação rural, saúde e terceira idade, políticas públicas para manutenção da juventude no campo, entre outras.

 

Pelo menos 66 sindicatos em uma área que abrange 80 municípios da região Noroeste, estão sendo mobilizados para participar do evento. De acordo com as lideranças sindicais, a agricultura familiar é fundamental para a economia de toda região, gerando emprego e renda.

 

Os recursos investidos na economia regional, a partir do Pronaf e da previdência social, por exemplo, demonstram a representatividade e importância da agricultura para todos. Somente na regional Três Passos, circularam durante o ano de 2015, R$ 484.855.745,00 a partir de recursos do Pronaf, o que representa 540.972 salários mínimos, impulsionando a economia.

 

Lideranças falam da expectativa para o evento e de sua importância no atual momento

Em sua manifestação, o presidente do STR de Três Passos e coordenador do 6º Grito de Alerta, Erhardt Hepp, ressaltou a participação maciça de lideranças da região no evento de lançamento, com uma grande diversidade de setores representados e engajados neste movimento. “Precisamos alertar a nossa sociedade e principalmente a nossa classe política, das dificuldades e problemas enfrentados pelos agricultores no dia a dia. O Grito de Alerta é uma forma organizada, ordeira, pacífica e sem nenhum cunho político, onde buscamos mostrar aquilo que precisamos avançar na agricultura familiar”, afirmou Hepp.

 

O presidente estadual da Fetag, Carlos Joel da Silva, falou da importância do Grito de Alerta e da mobilização regional em prol da agricultura familiar. “Estamos alertando a sociedade e os governos, das três esferas, das necessidades que o agricultor e agricultora que produz alimentos têm atualmente. Temos que sair da crise, crescendo e semeando coisas novas.”

 

Um dos pontos mais sensíveis comentados por Carlos Joel da Silva, é o dilema para manutenção da juventude no meio rural. “Estamos perdendo o que há de melhor na agricultura, que é o futuro representado pelos jovens. E os jovens não ficam porque não se criam políticas públicas claras e permanentes que incentivem sua permanência. Não temos infraestrutura para viabilizar novas tecnologias, faltam terras para a sucessão rural e os jovens têm de plantar em terras de terceiros, entre outras questões”, destacou.

 

Já o prefeito de Três Passos, Zé Carlos Amaral, comentou sobre a expectativa do município para receber este evento regional. “Trata-se de um evento de extrema importância, em que o município de Três Passos fica honrado em poder sediar. E um evento que apresenta uma pauta muito legítima de reivindicação dos agricultores familiares.”

 

Zé Carlos ainda conclama a comunidade urbana para que abrace o 6º Grito de Alerta, apoiando e incentivando o público que estará participando o evento no próximo dia 12. “O comércio pode se engajar, ornamentando vitrines com as cores do evento e toda comunidade deve bem receber os visitantes que virão de toda a região para fazer a diferença nesse momento de mobiliação”.

 

Esta semana a regional Três Passos seguirá fazendo um roteiro de divulgação pelos municípios da região, mobilizando agricultores e entidades civis representativas. Amanhã, a comitiva estará em Miraguaí e, na sexta-feira, em Vista Gaúcha.

 

*Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados