Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Três Passos: Cinco pré-candidaturas já foram anunciadas, restando quatro meses para o pleito

Lideranças partidárias seguem em conversações nos bastidores. Oficialização das candidaturas terá de acontecer entre 31 de agosto e 16 de setembro, nas convenções

15 de julho de 2020
Três Passos é o maior colégio eleitoral da região Celeiro, com 17.699 eleitores aptos a participar do pleito deste ano (Foto: Arquivo)

Cinco pré-candidaturas à prefeitura de Três Passos já foram anunciadas e confirmadas à reportagem da Rádio Alto Uruguai, restando exatos quatro meses para a eleição municipal.

A data do pleito este ano, em função da pandemia de Covid-19, foi remarcada para 15 de novembro. E cresce a expectativa na capital da região Celeiro sobre quais candidaturas serão oficializadas nas convenções partidárias, que terão de acontecer entre 31 de agosto e 16 de setembro.

Na última sexta-feira, dia 10 de julho, duas pré-candidaturas foram anunciadas em entrevistas dos presidentes das siglas ao Jornal Celeiro.

O presidente municipal do PT, Adelmar Batista, confirmou que o partido tem o atual vice-prefeito, o médico Jorge Dickel, como pré-candidato a prefeito. O partido já conta com o apoio confirmado do PCdoB e mantém conversas avançadas com PDT e PTB. Segundo Batista, a vaga de vice ainda não está definida e deve ser consolidada nas próximas semanas a partir do debate com os demais partidos.

Ainda na edição de sexta-feira do Jornal Celeiro, o presidente municipal do Progressistas (PP), Roque de Freitas, também confirmou que a sigla tem pré-candidato à prefeitura. Trata-se do empresário Enir Reginatto. De acordo com Roque, o nome apresentado pelo partido pode contribuir muito com sua visão empreendedora. Ele destacou que o PP segue aberto para negociações com outras agremiações partidárias do município.

Na segunda-feira, dia 13 de julho, foi a vez do PSDB apresentar sua pré-candidatura. O atual vereador, Arlei Tomazoni, utilizou sua página, na rede social Facebook, e divulgou um vídeo em que comenta sobre a decisão de pleitear a candidatura e alguns pontos principais que pretende defender. A página também tem servido para que apresente propostas que têm trabalhado durante seu atual mandato na Câmara de Vereadores.

Na terça-feira, dia 14 de julho, foi a vez do MDB ter seu pré-candidato apresentado, também através do Facebook. Rodrigo Ipê Glinke, o pastor Ipê, que lidera a Igreja Batista no município, anunciou, através de vídeo postado em sua página pessoal na rede social, sua intenção de postular uma candidatura majoritária na eleição deste ano, colocando seu nome a disposição da comunidade e deixando uma mensagem inicial à população.

O presidente municipal do PSB, Márcio Schmidt, confirmou que o partido terá candidatura própria na eleição majoritária deste ano. O nome do pré-candidato é Roberto Prediger, ex-prefeito de Esperança do Sul. O partido segue em conversas com outras siglas para definição da chapa, mas adianta que poderá concorrer em chapa pura.

Quanto ao PTB, partido do atual prefeito de Três Passos e que governa o município há três gestões consecutivas, o presidente da sigla, Dari Dressler, em resposta à nossa reportagem, disse que a sigla está em conversações e na próxima semana deverá ter uma definição oficial quanto ao pleito deste ano.

O presidente municipal do PDT, Paulinho Sattler, confirmou que o partido não terá candidatura própria à prefeito, mas que estará apoiando uma das chapas que estarão postas. A sigla tem participado de reuniões com as pré-candidaturas já anunciadas e tomará uma decisão nas próximas semanas, o que deverá ser homologado posteriormente na convenção.

O PCdoB, através de seu presidente local, Zigomar Vieira, já definiu e manifestou apoio do partido à pré-candidatura de Jorge Dickel, do PT. De acordo com Zigomar, a preocupação do partido neste momento é reforçar os contatos e consolidar uma unidade, que tenha especialmente a participação de PTB e PDT na composição majoritária.

Maior colégio eleitoral da região

Três Passos é o maior colégio eleitoral da região Celeiro, com 17.699 eleitores aptos a participar do pleito deste ano.

Além da eleição para prefeito e vice, os eleitores do município terão a tarefa de escolher os onze vereadores que irão compor a Câmara Municipal, no próximo quadriênio.

Em 2020 mudaram as regras da chamada eleição proporcional. Ou seja, na eleição para vereança, os partidos não poderão formar coligações. Cada sigla terá seus candidatos a vereador e vereadora, e a chapa será própria.

As coligações somente podem continuar a ser realizadas na eleição majoritária, portanto, para as candidaturas a prefeito e vice.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados