Três Passos: Casos confirmados de dengue sobem para 26 e município já apresenta surto da doença – Rádio Alto Uruguai | FM 92,5 – FM 106,1
Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Três Passos: Casos confirmados de dengue sobem para 26 e município já apresenta surto da doença

Dia D de Combate à Dengue, em 18 de maio, precisa da mobilização de toda comunidade

8 de maio de 2019
Locais com água parada são focos de proliferação do mosquito transmissor da dengue (Foto: Arquivo)

O Comitê de Combate e Monitoramento à Dengue em Três Passos esteve reunido na tarde desta quarta-feira (08), quando foram confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde números atualizados sobre os casos da doença, que segue aumentando no município.

De 82 casos notificados até o momento, 26 pessoas contraíram dengue, de acordo com dados oficiais do Lacen – Laboratório Central do Estado. Outras 14 pessoas estão aguardando o resultado dos exames que já foram encaminhados ao laboratório. Outros cinco casos foram descartados, 33 pessoas estão sob acompanhamento e realizarão a coleta nos próximos dias e quatro pessoas notificadas, não quiseram coletar o exame. Os casos confirmados estão concentrados no Bairro Erico Verissimo e no centro, em áreas próximas ao bairro. Porém, dos casos que estão sob análise e do grupo de pessoas que ainda irá fazer a coleta, há moradores de outros bairros da cidade.

Para ampliar a mobilização, evitando que o atual surto de dengue no município possa se ampliar, o comitê, integrado por representantes de diversos órgãos, está organizando o Dia D de Combate à Dengue, para o próximo dia 18 de maio, um sábado, quando pelo menos duzentas pessoas precisam ser mobilizadas a fim de percorrer os bairros da cidade, em um trabalho de sensibilização, fiscalização e limpeza.

Neste dia, além das equipes, que serão divididas por faixas, também serão disponibilizados caminhões e retroescavadeiras, por parte da prefeitura, para o recolhimento de entulhos de pátios das residências ou em terrenos abandonados.

Desde o mês de março, pelo menos 60 contêineres já foram disponibilizados pela equipe de vigilância em saúde do município, em diversos bairros, onde foram recolhidas toneladas de entulhos e outros materiais descartáveis. Ainda assim, o trabalho precisa ter continuidade.

Entidades ou pessoas voluntárias que quiserem colaborar no Dia D, podem entrar em contato com a Secretaria Municipal da Saúde. A mobilização iniciará às 8 horas da manhã, na Praça Reneu Mertz, onde o grupo será reunido, informações úteis serão repassadas e os grupos serão divididos.

O comitê local reforça que o combate à dengue precisa ter o envolvimento de todos os moradores do município. “Cada um precisa fazer a sua parte e eliminar criadouros, eliminar todo e qualquer recipiente com água parada. Mantenha a sua casa fechada e use repelente”, reforça a secretária de Saúde, Maria Adelaide Herz. Todos esses cuidados são necessários para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.

Números da dengue em Três Passos:
Casos notificados: 83
Casos confirmados: 26
Casos descartados: 5
Exames em análise no Lacen: 14
Casos com sintomas e que farão coleta: 33
Casos que não quiseram coletar: 4

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados