Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Três Passos: Candidaturas começam a se definir com as convenções que iniciam hoje no município

Capital da região Celeiro terá quatro candidatura concorrendo na eleição majoritária, fato que havia acontecido em apenas duas oportunidades: 1988 e 1992

1 de setembro de 2020

A cena política em Três Passos começa a se movimentar de forma oficial nesta semana, com as convenções partidárias. Quatro candidaturas majoritárias estarão disputando a prefeitura do maior município da região Celeiro.

Arlei e Ipê terão seus nomes oficializados nesta primeira semana

O primeiro partido a realizar sua convenção em Três Passos é o MDB. Seus filiados estarão reunidos nesta terça-feira à noite (1º), quando oficializarão o nome do Pastor Rodrigo Ipê, como candidato a vice, na chapa ao lado do PSDB. A convenção emedebista acontecerá na Câmara de Vereadores, a partir das 18 horas. Rodrigo Ipê é pastor titular e presidente da Igreja Batista no município, desde 2008, e estará concorrendo politicamente pela primeira vez. A chapa do partido para a Câmara de Vereadores também será oficializada hoje.

Já a convenção do PSDB está marcada para o dia 7 de setembro, próxima segunda-feira, quando será oficializado o nome do candidato a prefeito da coligação, o atual vereador, Arlei Tomazoni. Arlei concorreu pela primeira vez em 2016, quando foi o terceiro candidato mais votado na eleição para a Câmara de Vereadores no município. Seu partido também pretende ter uma forte chapa para concorrer à vereança, com 12 a 14 nomes.

PSDB e MDB são históricos aliados em Três Passos, já tendo concorrido de forma conjunta em cinco eleições, desde 1996, inclusive administrando o município em três mandatos, no período de 1997 a 2008. Apenas no pleito de 2012, estiveram em lados opostos.

Reginatto concorrerá pelo PP e Leilo Alves deverá ser o vice

O PP (Progressistas), que decidiu concorrer em chapa própria, fará sua convenção eleitoral no próximo sábado, dia 5 de setembro, a partir das 8 horas da manhã, na Câmara de Vereadores. O empresário, Enir Reginatto, será oficializado como candidato à prefeito. O nome do candidato a vice deverá ser do servidor público municipal, Vanderlei Alves (Leilo), também do PP. O partido ainda terá uma chapa completa para concorrer à Câmara de Vereadores, com 17 nomes postulando as onze vagas ao legislativo três-passense.

Reginatto é proprietário de uma rede de supermercados e já foi presidente da Cacis (Câmara do Comércio, Indústria e Serviços). Esta é a primeira vez que concorrerá a um cargo político. O provável candidato a vice, Leilo Alves, é servidor do município, lotado na Secretaria de Transportes. Em 2016, concorreu a vereador pelo PSB, ficando na suplência. Também já foi presidente do CMD (Conselho Municipal de Desporto).

Em 2008, o PP elegeu o vice-prefeito do município. O advogado, Elso Severgnini, que acabou morrendo durante o mandato, concorreu ao lado do então prefeito eleito, Cleri Camilotti, que na época, era filiado ao PTB.

Prediger será o candidato do PSB, com Marcio Schmidt de vice

O PSB definiu que sua convenção acontecerá no dia 10 de setembro, tendo como local o Centro de Eventos Prediger, localizado na Avenida Oswaldo Aranha, ao lado do Mercado Prediger, no bairro Erico Verissimo. Na oportunidade, o partido estará oficializando o nome de Roberto Prediger, como candidato a prefeito, e de Marcio Schmidt, como candidato a vice.

Prediger foi prefeito de Esperança do Sul, no período de 2013 a 2016. Também havia sido vice-prefeito daquele município, por dois mandatos, entre 2005 e 2012. Em 2018, concorreu a deputado federal, pelo PSB.

Marcio Schmidt é locutor e preside o PSB em Três Passos, partido que foi reorganizado no último ano. A sigla concorrerá sem coligação na majoritária e ainda está finalizando sua chapa para concorrer às eleições proporcionais.

Na próxima semana, Jorginho e Ido terão seus nomes oficializados

Por fim, a chapa que representará o atual governo municipal será oficializada no próximo dia 13 de setembro. Em princípio, PT, PTB, PCdoB, PDT e PSD realizarão suas convenções de forma conjunta e presencial, nesta data. O local e os horários ainda serão definidos pelos partidos, após reunião das executivas, na noite desta terça-feira.

A coligação de cinco partidos terá o atual vice-prefeito, o médico Jorge Dickel, do PT, como candidato a prefeito. Antes de se eleger vice-prefeito, Jorginho havia sido vereador, tendo sido o candidato mais votado da eleição de 2012 à Câmara Municipal, em Três Passos.

Será indicado como vice de sua chapa, o vereador Ido Rhoden, do PTB, partido do atual prefeito, José Carlos Amaral. Ido é o político recordista em mandatos como vereador no município de Três Passos, com sete eleições. Ele concorreu a prefeito de Três Passos, na eleição de 2000, ficando em segundo lugar.

Além da chapa majoritária, os partidos que integram a coligação estarão oficializando, no dia 13, os nomes que concorrerão à eleição para a Câmara de Vereadores.

Prazo para convenções segue até o dia 16

O prazo para as convenções partidárias serem realizadas vai até o dia 16 de setembro.

As únicas duas eleições em que Três Passos teve quatro candidaturas majoritárias disputando o pleito municipal, foram em 1988 e em 1992.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados