Três Passos: Câmara de Vereadores promove seminário de cidadania, democracia e direitos humanos – Rádio Alto Uruguai | FM 92,5 – FM 106,1
Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Três Passos: Câmara de Vereadores promove seminário de cidadania, democracia e direitos humanos

Atividades acontecerão nos dias 23 e 24 de outubro, no campus da Unijuí, em Três Passos

17 de outubro de 2019
Juremir Machado da Silva será o palestrante do seminário na noite de 24 de outubro (Foto: Celso Bender/Agência ALRS)

A Câmara de Vereadores de Três Passos estará promovendo na próxima semana o I Seminário de Cidadania, Democracia e Direitos Humanos, com atividades nos dias 23 e 24 de outubro, no campus da Unijuí. O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal, OAB-RS Subseção Três Passos, Casa da Cidadania Erton Lampert e Unijuí.

O seminário tem o objetivo de debater três eixos fundamentais que ganham maior relevância e sentido em um momento de turbulências sociais em diferentes níveis e culturas. Também tem como intenção, provocar a reflexão entre seus participantes e a absorção de conhecimentos que possam ser úteis em seu cotidiano de atividades profissionais ou comunitárias, provocando de forma natural uma troca de experiências e até mesmo o contraditório, sempre presente e fundamental em qualquer discussão. “Uma atividade construída a partir de uma visão contemporânea das relações sociais, do humanismo, da ciência política e da cultura”, afirma o presidente da Câmara de Vereadores, Vinicius Araujo (PCdoB).

Minioficinas debaterão três temáticas

Na quarta-feira (23), às 19h30min, em salas do terceiro andar do campus, serão oferecidas três minioficinas, com temáticas que se interligam e que terão como público-alvo os estudantes do curso de Direito da Unijuí e qualquer outra pessoa da comunidade, interessada em acompanhar.
Minioficina I: Desafios e conquistas das mulheres no direito
Minioficina II: A cidadania no mundo em transformação
Minioficina III: Felicidades perceptíveis

Palestra com o professor e escritor Juremir Machado da Silva

Já na noite de quinta-feira (24), também a partir das 19h30min, acontecerá a palestra “A atualidade dos conceitos de cidadania, democracia e direitos humanos”, com o jornalista, professor e escritor Juremir Machado da Silva, um dos principais intelectuais e teóricos do Rio Grande do Sul na atualidade. Ele será responsável por provocar a reflexão no público, aproximando os três conceitos propostos pelo seminário, com o momento político e social do Brasil e do mundo.

O acesso do público, tanto às minioficinas, como à palestra, será totalmente gratuito.

“Esperamos que estudantes, professores, profissionais liberais, trabalhadores da área urbana e rural, a comunidade em geral, possam estar representados, participando desse importante debate para o conjunto da sociedade”, conclui Vinicius Araujo.

Homenagem

Juremir ainda receberá um diploma de honra ao mérito, conferido pela Câmara de Vereadores de Três Passos, como figura de destaque para a cultura em Três Passos, tendo sido o primeiro patrono da Fetreli – Feira Três-passense do Livro, no ano de 2013; painelista principal do seminário regional que debateu os 50 anos do Movimento da Legalidade, em 2011; e do seminário promovido pela Escola Estadual Águia de Haia, que debateu os 50 anos do golpe midiático-civil-militar, em 2014; todas atividades da mais alta relevância educacional e cultural, promovidas em Três Passos, nesta década.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados