Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Três Passos adota nova modalidade de testagem, com diagnóstico mais rápido

Mudança na metodologia de testagem para o RT PCR, possibilitará uma diminuição no tempo de espera de 14 dias, como acontece no teste rápido, para cinco dias nesta nova modalidade

23 de julho de 2020
Reunião no gabinete da prefeitura de Três Passos (Foto: Assessoria de Comunicação / Divulgação)

A Prefeitura de Três Passos anunciou que estará iniciando a terceira fase de ações para enfrentamento à pandemia de coronavírus. Entre as ações previstas está a mudança na metodologia de testagem para o RT PCR, possibilitando diminuir o tempo de espera de 14 dias, como acontece no teste rápido, para cinco dias nesta nova modalidade.

O anúncio foi realizado pelo prefeito, José Carlos Amaral, durante reunião com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde, na manhã de quarta-feira (22).

Ele informou que o município deve receber na próxima semana, 500 testes PCR, adquiridos pela administração para a testagem. “Estamos entrando em uma nova fase de combate à Covid-19, com a intensificação de busca ao caso positivo para que possamos isolá-lo e, com isso, interromper a corrente de disseminação do vírus”, esclareceu o prefeito.

O equipamento de testagem foi adquirido pelos municípios através do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CISA) e, em parceria com a Unijuí, no laboratório da universidade, serão realizadas as análises e diagnósticos dos exames, onde os resultados serão repassados ao município em um prazo máximo de 72 horas.

Para desenvolvimento da parte técnica da nova testagem, a Prefeitura designou a enfermeira, Fancieli Gelain, que faz parte da equipe da Unidade Sentinela, para treinamento de coleta do swab, que é o material utilizado para fazer o diagnóstico do exame RT PCR.

Conforme explica a enfermeira, a coleta é realizada no quinto dia de início dos sintomas do paciente. Ela considera que a realização dessa nova modalidade de testes é importante, tendo em vista que o paciente não vai mais precisar esperar tantos dias para realizar o exame como vinha acontecendo com o teste rápido, podendo tomar providências e cuidados imediatos, de acordo com o diagnóstico.

O RT PCR é chamado de “exame ouro” dentro da testagem para Covid-19, pois detecta o vírus com maior precisão. O exame já vinha sendo realizado pelo Município em casos específicos e em menor quantidade, os quais eram fornecidos pela 19ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e eram enviados ao Laboratório Central do Estado (LACEN), em Porto Alegre.

Essa nova fase em que o município está entrando foi amplamente utilizada por países como Coréia do Sul e Japão.

Três Passos está hoje com 14% de sua população testada. No entanto, de acordo com o planejamento da gestão, a meta é testar 25%, ou seja, “uma em cada quatro pessoas do município serão testadas até o final desta fase”, afirma o prefeito.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Três Passos

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados