Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Três casos de Covid-19 foram confirmados em Humaitá

Trata-se de um homem da faixa etária dos 35 anos; um homem de 67 anos; e uma mulher com mais de sessenta anos.

12 de maio de 2020

Humaitá tem três casos confirmados do novo coronavírus. O prefeito Fernando Wegmann atualizou as informações durante entrevista para a Rádio Alto Uruguai na tarde desta terça-feira (12). Trata-se de um homem da faixa etária dos 35 anos; um homem de 67 anos; e uma mulher com mais de sessenta anos. Ambos moram no centro da cidade e não mantiveram contato entre si. O prefeito destaca que há transmissão comunitária no município, ou seja, não é possível identificar a fonte de transmissão da doença.

Primeiro teste positivo foi em caminhoneiro há duas semanas

O primeiro caso positivo de Covid-19 no município foi de um caminhoneiro que realizou o teste há cerca de duas semanas. Ele procurou atendimento médico após sentir dores no peito. Conforme o prefeito, a análise feita por teste rápido ocorreu em laboratório do município de Três Passos e apresentou anticorpos IgG, o que indica que a infecção ocorreu há mais tempo – no caso, cerca de 30 dias antes – e que o homem não estaria mais transmitindo o vírus para outras pessoas.

De acordo com informações repassadas pelo prefeito, a esposa foi testada e o resultado deu negativo. Familiares próximos e outras pessoas com quem ele teve contato não manifestaram sintomas. O caminhoneiro não foi submetido a isolamento domiciliar porque, conforme o prefeito, a cadeia de transmissão já havia se encerrado.

Fernando também justificou que a divulgação do primeiro caso positivo não ocorreu anteriormente em função de que o exame, feito em laboratório particular, não era reconhecido pela Coordenadoria Regional de Saúde.

Segundo caso é de idoso que está internado em Ijuí

Os outros dois infectados pela Covid-19 em Humaitá tiveram os resultados dos testes rápidos divulgados nesta terça-feira (12). Ambos apresentaram anticorpos IgM, o que indica que ainda estão na fase aguda da doença e podem transmitir o vírus para outras pessoas. O idoso está internado no Hospital de Caridade de Ijuí (HCI). Conforme o prefeito, o paciente foi internado há cerca de dois dias com problemas respiratórios.

Fernando relatou que será feita uma investigação para tentar descobrir a origem do contágio. O paciente permanecia a maior parte do tempo em casa e esteve hospitalizado por alguns dias. A Secretaria Municipal de Saúde deve realizar o rastreamento das pessoas que tiveram contato com ele e orientá-las a ficarem em isolamento domiciliar por 14 dias, além de monitorar os sintomas.

Terceiro caso é de idosa que está assintomática

A idosa que testou positivo para a doença está assintomática e em isolamento domiciliar. Segundo o prefeito, a infecção se deu através de um familiar de outro município que veio visitá-la. Após esse parente testar positivo para a doença, ocorreu o rastreamento de familiares que tiveram contato com ele e assim foi identificado o terceiro caso em Humaitá.

Fernando comentou que os familiares próximos da idosa foram submetidos a testes rápidos e os resultados foram negativos, entretanto, a Secretaria de Saúde segue realizando o acompanhamento. Também é realizada a busca ativa das pessoas que tiveram contato com ela para orientar o isolamento domiciliar e acompanhar os sintomas.

Pessoas que tiveram contato com infectados serão procuradas

De acordo com o prefeito, todas as pessoas que tiveram contato com algum dos moradores que testaram positivo para a Covid-19 serão procuradas e receberão a orientação de ficarem em isolamento por 14 dias. O protocolo recomenda que, em caso do aparecimento de sintomas entre o 3º ao 10º dia, seja feita a coleta para exame. Testando positivo, a pessoa seguirá em isolamento domiciliar e se houver agravamento do quadro clínico vai ser encaminhada para o hospital.

Em caso de algum sintoma respiratório e principalmente febre, os moradores devem procurar a Unidade Básica de Saúde para reportarem seu quadro clínico. Os sintomas da Covid-19 podem variar de um simples resfriado até uma pneumonia severa, sendo os mais comuns: tosse, febre, coriza, dor de garganta e dificuldade para respirar.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados