Ações foram concentradas esta semana em ponto da área central da cidade, entre as ruas Laguna, Languiru e Anita Garibaldi
O mosquito Aedes aegypti se prolifera com mais facilidade em períodos de calor e chuva. Para combater esse inseto, transmissor de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela, a Secretaria Municipal de Saúde de Três Passos, juntamente com a Vigilância Epidemiológica e agentes de saúde e de endemias, está realizando uma série de ações plenejadas.
Dentre estas, estão as visitas domiciliares com orientação para evitar focos do mosquito. Na manhã desta quarta-feira, 20 de janeiro, este trabalho contou com a participação do vice-prefeito, Pastor Ipê, que acompanhou as atividades dos profissionais agentes.
Às 6 horas da manhã, o servidor da saúde, Valdelírio Vendrusculo, procedeu a aplicação de fumacê em trechos da Rua Laguna, cruzamento com a Rua Anita Garibaldi, e da Rua Getúlio Vargas, cruzamento com a Rua Languiru. Esta ação é indicada para localidades onde existe alto índice de infestação do Aedes aegypti e transmissão da dengue com casos suspeitos ou notificados.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, o município está com um caso notificado de dengue, no início deste ano, do bairro Pindorama, e, também, há um caso suspeito, onde foi procedida a coleta nesta quarta-feira, em área do Centro da cidade.
Entretanto, para erradicar o mosquito é necessário que toda população se sensibilize e cada cidadão faça sua parte para evitar água parada e, com isso, a existência de possíveis criadouros.