Temporal com chuva de granizo deixa muitos estragos em Crissiumal – Rádio Alto Uruguai | FM 92,5 – FM 106,1
Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

MANCHETES

Temporal com chuva de granizo deixa muitos estragos em Crissiumal

Houve registo de estragos em Crissiumal e Três Passos. A intempérie climática ocorreu por volta das 2h30min.

3 de outubro de 2018
Muitos estragos estão sendo contabilizados em toda a cidade de Crissiumal (Fotos: Marcos Benites/Rádio Alto Uruguai)

A madrugada desta quarta-feira (03) foi marcada por queda de granizo na região. Houve registo de estragos em Crissiumal e Três Passos. A intempérie climática ocorreu por volta de 2h30min. Crissiumal mais uma vez foi castigada. Pedras do tamanho de ovos de galinha destruíram telhados, amassaram carros, quebraram para-brisas de veículos, dentre outros estragos especialmente na área urbana. A Defesa Civil do município distribuiu lonas para os atingidos. Estima-se que pelo menos 700 casas ficaram destelhadas.

O prefeito Roberto Bergmann, em entrevista para a Rádio Alto Uruguai, relatou que houve registro de algumas pedras do tamanho de uma bocha. A Secretaria Municipal de Obras, juntamente com a Defesa Civil, distribui inicialmente 30 m² de lona por residência afetada, para que os moradores possam cobrir pelo menos parte dos telhados destruídos. As pessoas afetadas devem procurar também a Secretaria Municipal de Assistência Social, munidas de documentos pessoais, para se cadastrarem.

Segundo o coordenador da Defesa Civil local, Nilson Welter, toda a área urbana do município foi atingida pelo granizo. Também há relatos de estragos pontuais nas localidades de Vista Nova e Vista Alegre. Segundo Nilson, telhados com telhas de amianto, de cimento e de barro foram praticamente todos destruídos – apenas casas com telhas de “aluzinco” ou chapas resistiram.

Em princípio não há informação sobre desabrigados ou desalojados. As aulas foram suspensas devido à destruição do telhado em escolas. Entidades como APAE, ABEMEC e asilo, além de órgãos públicos, também foram afetados. O Hospital de Caridade de Crissiumal, segundo a Defesa Civil, não sofreu estragos. A informação atualizada é de que a Defesa Civil arrecadou lona suficiente para toda a população atingida.

O trabalho de auxílio aos atingidos é realizado desde a madrugada e conta com a ajuda das prefeituras de Humaitá, Sede Nova, Nova Candelária e Três Passos, que enviaram lonas e funcionários. Falta água na maior parte da cidade. O fornecimento de energia elétrica está normalizado.

 

 

Entrevista do repórter Marcos Benites, com o prefeito de Crissiumal, Roberto Bergmann:

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados