Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Sucessão rural domina agenda dos prefeitos da Amuceleiro em reunião realizada no Cetreb

3 de abril de 2018

Após visitarem as instalações do Centro de Treinamento de Bom Progresso (Cetreb), nesta quarta-feira (13/09), em Bom Progresso, os prefeitos da Associação dos Municípios da Região Celeiro (Amuceleiro), reuniram-se com dirigentes da Emater/RS-Ascar e professores da Escola Técnica Estadual Celeiro (ETEC). A sucessão rural dominou a agenda do encontro. O presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, defendeu ações voltadas a gerar renda e a diretora da ETEC, Neiva Bergoli, apresentou proposta curricular diferenciada. O presidente da Amuceleiro, Roberto Bergmann, mostrou-se favorável as iniciativas, que considerou "planejadas e inteligentes".

 

"Ninguém fica em atividade alguma se não tiver rentabilidade", disse Kuhn. Contudo, destacou o presidente da Emater/RS, a continuidade da família no campo é um assunto que deveria interessar toda a sociedade. "Instituições financeiras, prefeituras, câmaras de vereadores, escolas, sindicatos, cooperativas, Emater e quem vive lá na cidade, no apartamento, sem condições de plantar um pé de alface", disse Kuhn.

 

Entre as iniciativas, a coordenadora do Cetreb, Elaine Schons, destacou a qualificação profissional. Em funcionamento há 14 anos, o Cetreb formou no período aproximadamente cinco mil jovens e adultos, em nove cursos: Boas Práticas de Fabricação de Erva- mate, Boas Práticas de Fabricação, Gestão de Agroindústria, Panificação e Massas, Processamento Artesanal de Leite, Processamento Artesanal de Carne Suína, Processamento Artesanal de Pescado, Básico de Fruticultura e Bovinocultura de Leite.

 

Na área da educação, professores da ETEC, única escola da região Celeiro a oferecer curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio, propuseram a criação de um curso técnico diferenciado, para atender jovens que já concluíram o ensino médio. De acordo com a proposta, o aluno frequentaria as aulas na ETEC às segundas, terças e quartas-feiras, no horário das 9h às 16h. Às quintas e sextas-feiras, o aluno regressaria à propriedade rural onde mora. Além da diretora da ETEC, os professores Valeci Grasel, Neiva Gessi e Flávio Wolmann pediram à Emater/RS-Ascar e aos 21 prefeitos da Amuceleiro apoio para a proposta.

 

Também estiveram presentes a reunião da Amuceleiro, gerentes regionais da Emater/RS-Ascar de Ijuí, Carlos Turra e Vito Cembranel, e supervisores microrregionais da Emater/RS-Ascar, Rejane Gollo Fornari e João Schommer.

 

Fonte: Emater-RS/Ascar

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados