Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Sobe para 52 os casos confirmados de dengue, este ano, em Três Passos

O número de casos suspeitos, que aguardam coleta, é de 32

2 de abril de 2020
Administração municipal promoveu nesta quinta-feira (02), uma reunião de emergência para tratar do combate à dengue (Foto: Prefeitura de Três Passos / Divulgação)

O mais recente boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura de Três Passos, nesta quinta-feira (02), demonstra que houve novo aumento nos casos confirmados de dengue: de 43 casos confirmados, passamos a ter neste momento, 52 casos positivos para a doença.

O número de casos suspeitos, que aguardam coleta, é de 32. Casos descartados, somam 25. Ao total, Três Passos teve 109 casos este ano, demonstrando que o surto de dengue segue sendo forte no município, a exemplo de outras cidades da região Noroeste.

A dengue é um vírus, que se contrai a partir da picada do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, que também transmite febre amarela, febre chikungunya e zika. Aliás, o primeiro caso de zika vírus no município foi confirmado esta semana, porém, a mulher já não apresenta mais os sintomas há pelo menos um mês.

A partir destes números preocupantes, a administração municipal promoveu nesta quinta-feira (02), uma reunião de emergência, formando um grupo de crise para tratar de medidas urgentes contra a dengue e zika vírus no município de Três Passos.

Um decreto de estado de emergência deve ser editado, prevendo uma série de ações, como mutirão de limpeza assistido, em que o agente de saúde irá na casa do munícipe, para verificar o pátio e analisar o que deve ser descartado. Neste momento, o próprio morador terá de levar até o caminhão, o lixo a ser descartado. Portanto, os cidadãos não devem depositar lixo em frente às suas casas. Quem realizará a inspeção será o agente de saúde.

Também estão previstas novas aplicações de fumacê, nas bocas de lobo e no perímetro dos bairros com incidências de casos de dengue ou zika vírus. Estas duas ações serão iniciadas pelos seguintes bairros:
Pindorama e Glória – nesta sexta-feira, dia 03/04/2020
Bairro Santa Inês – dia 08/04/2020
Padre Gonzáles – dia 13/04/2020

Outra medida é a Central de Monitoramento da Dengue, um local onde a Secretaria de Saúde vai receber as reclamações e denúncias, mapeando a cidade com os pontos críticos e com os casos positivos de dengue e zika.

O objetivo é realizar um monitoramento em tempo real, ajudando nas definições das ações emergenciais e das necessidades. A central terá um canal direto com os meios de comunicação para repassar a real situação e as ações realizadas pelo poder público.

A Lei Municipal 5.459/2019, que prevê multa para quem descumprir os cuidados para evitar a proliferação da dengue, mantendo os terrenos e pátios limpos, será aplicada com todo o rigor, destaca o prefeito, José Carlos.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados