Segunda etapa do Bônus Leite começa a ser paga aos produtores de Três Passos – Rádio Alto Uruguai | FM 92,5 – FM 106,1
Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

MANCHETES

Segunda etapa do Bônus Leite começa a ser paga aos produtores de Três Passos

Iniciativa da Prefeitura quer incentivar através de subsídio a manutenção e incremento da produção leiteira no município

15 de fevereiro de 2019

Desde o início de fevereiro a Secretaria Municipal de Agricultura de Três Passos iniciou o pagamento da segunda etapa do bônus do leite que corresponde ao último quadrimestre de 2018. Ação faz parte do Programa Renda Leite, instituído através da Lei Municipal nº 5.356/2018 pela Administração Municipal.

O bônus do leite é uma forma de incentivar os produtores de leite, em um momento em que o setor vem enfrentando dificuldades, entre elas o preço pago pelo litro, a alta no valor dos insumos e as importações.

O prefeito, José Carlos Amaral, que esteve acompanhando o pagamento do bônus leite na manhã de quarta-feira (13), na Secretaria Municipal de Agricultura, pontuou que a iniciativa é uma forma de complementar as políticas públicas existentes no município e incentivar o setor leiteiro que passa por dificuldades.

“Queremos que os nossos produtores continuem apostando na atividade da bovinocultura de leite que vem sendo constantemente atingida por crises econômicas, dessa forma o programa também é uma forma de incentivar a permanência das famílias na produção leiteira”, ressaltou o prefeito.

A Secretaria Municipal de Agricultura paga o valor de R$ 0,01 (um centavo), para cada litro de leite produzido na propriedade e formalmente comercializado com nota de produtor rural, para os produtores cadastrados no Programa Renda Leite.

“Ao findar de um ano, será injetado no comércio local e na bacia leiteira do município o montante de R$ 300 mil, onde os produtores poderão investir o valor recebido para custear o pagamento de inseminações artificiais, fertilizantes, sementes de milho e forrageiras”, explicou o secretário da Agricultura, Evandro Augusto Colombo.

Para o produtor Lírio Renner, residente em Linha Católica, que tem uma produção de 5 mil litros/mês, o valor do incentivo é muito bom “já que é uma atividade que precisa de muito apoio pelas dificuldades que vem enfrentando”. Ele acrescentou que vai investir o bônus na compra de fertilizantes e sementes de forrageiras.

O baixo preço pago pelo litro e a alta no valor dos insumos fez com que o produtor Herton Lutz, de Alto Erval Novo, reduzisse a produção mensal de 15 para 8 mil litros/mês. Nesse sentido, ele considera que o bônus do leite é uma iniciativa positiva de incentivo à atividade. “É um valor extra que nos ajuda muito nos custos com a produção”, considerou Lutz.

Após o pagamento do bônus leite, será possível saber o total da produção leiteira de Três Passos no ano de 2018, que atualmente é estimada em 30 milhões de litros.

Fonte: Assessoria de Comunicação (Prefeitura de Três Passos)

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados