Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Sede Nova registra primeiro óbito por Covid-19

Idosa de 71 anos faleceu no último sábado (1º) no Hospital de Caridade de Três Passos. Resultado do exame foi divulgado nesta terça-feira (4). Este também foi o primeiro caso notificado na cidade

4 de agosto de 2020
Município de Sede Nova. (Foto: Arquivo/Facebook/Prefeitura de Sede Nova)

Sede Nova confirmou na manhã desta terça-feira (4) o primeiro caso de Covid-19 e também de óbito no município. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, trata-se de uma paciente do sexo feminino de 71 anos que veio a óbito por volta das 16h do último sábado (1º) no Hospital de Caridade de Três Passos. A paciente deu entrada na Unidade Básica de Saúde de Sede Nova na última sexta-feira (31), por volta das 9h, com falta de ar, e foi encaminhada com urgência ao Hospital de Caridade onde foi internada na UTI, mas faleceu por volta das 16h de sábado.

O primeiro teste rápido aplicado na paciente deu negativo. A confirmação se deu através de um novo teste, esse pelo método PCR, encaminhado ao Lacen. O resultado foi entregue ao município por volta das 7h desta terça-feira. O sepultamento da idosa ocorreu ainda na noite de sábado (1º), por volta das 20h, sem velório, conforme o protocolo, no Cemitério Católico de Sede Nova. A paciente apresentava comorbidades tais como diabetes, cardiopatia e outras doenças relacionadas.

A Secretário Municipal de Saúde, Alex Sippert, informou que será feito o rastreamento para tentar identificar como a idosa foi infectada pela Covid-19. Familiares dela estão em isolamento domiciliar. Até a última semana, nenhum caso de Covid-19 havia sido confirmado no município. Conforme o último boletim epidemiológico atualizado na sexta-feira (31), haviam sido aplicados até então 20 testes – sendo 13 rápidos e sete Swab – todos negativos.

Reforço nas medidas preventivas

As medidas de prevenção à disseminação da Covid-19 serão reforçadas no município. Alex comentou que, a partir desta quarta-feira (5), fiscais devem percorrer ruas da cidade para fiscalizar o cumprimento dos decretos que preveem, dentre outras coisas, o uso obrigatório de máscaras – tanto nos estabelecimentos como em vias públicas – proibição das aglomerações e o distanciamento social em filas de bancos e mercados. Haverá aplicação de multas para os casos de descumprimento das medidas.

A Secretaria Municipal de Saúde avalia ainda cancelar algumas viagens e consultas agendadas para fora do município. Orienta-se à população que continue tomando todas as precauções, evite viagens desnecessárias e passeios. Na medida do possível, a orientação é para que as pessoas fiquem em casa.

O Município também firmou parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Cisa) que, juntamente com a Unijuí, está realizando testes pelo método RT-PCR, com o objetivo de detectar novo coronavírus. Assim, os resultados de novos testes coletados em Sede Nova serão obtidos com mais agilidade, uma vez que não precisarão mais ser encaminhados para Porto Alegre, ao Lacen, e sim ao laboratório da Unijuí, em Ijuí.

A Unidade Básica de Saúde de Sede Nova orienta aos moradores que necessitam de atendimento a procurarem, primeiramente, o contato telefônico através dos números: 3526-1040 ou 99924-2733. Deve-se evitar o deslocamento à unidade. Caso seja necessário, a equipe de saúde vai à casa do paciente.

Confira o anúncio realizado pelo Secretário Municipal de Saúde, Alex Sippert:

https://www.facebook.com/PrefeituraSedeNova/videos/585506402328927/?__xts__[0]=68.ARCD-VbQgC5DTubj-vPAHUcVEydCD1G_BTdUaBGJrfoZHLVeSIfyu3elREygYSjof4bGh65slvZKu7C3X_332pWYP7HOATHJpysFSu3WmoYdDPtlHW3duqw2J88nJapvbNSl9G6ON52ZYlzyTLJZKY9hv-wqVpVT98_DhyRRmc2f7CT0ChcPEn7hq8EC2j-6DUO3g_q77fNd3efWiSu1EiEb88UAoF5SIxjDtRNT5IiZhvN-auc1dAYd3ELVlfMIz0hNZEJaQv6871QqorsOLcG1wlDkZ6jcee43T8FOcOmcpItSY03EUUAyXweMjNZ9uqsozN-xVLaryDl5XMTPv_ZtQIcvEOyQZMY&__tn__=-R

https://www.facebook.com/PrefeituraSedeNova/photos/a.1676005546025565/2424440734515372/?type=3&theater

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados