Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Sede Nova comemora 34 anos de emancipação nesta segunda-feira

Neste dia é feriado municipal na cidade que é reconhecida como "terra da produtividade"

9 de maio de 2022
Município de Sede Nova. (Foto: Arquivo/Facebook/Prefeitura de Sede Nova)

O município de Sede Nova comemora nesta segunda-feira (9) o aniversário de 34 anos de emancipação político-administrativa. Neste dia, portanto, é feriado municipal na cidade. Segundo o último censo do IBGE, em 2010, a população do município era de 3.011 habitantes. A estimativa do instituto, para o ano passado, era de 2.875 habitantes. O território do município corresponde a 119 km². A área pertenceu a Humaitá até o ano de 1988, quando a comunidade buscou sua emancipação.

Sede Nova é destaque no estado do Rio Grande do Sul por ser o município da produtividade, com ênfase para a produção de grãos, vitivinicultura, produção leiteira e suinocultura. Os primeiros desbravadores do território chegaram ao local por volta de 1909, oriundos de Cruz Alta, Jaguari, Santa Maria, Ijuí e Palmeira das Missões. Eles fixaram residência e tomaram posse das terras.

Segundo registros históricos, os migrantes foram atraídos pela excelente qualidade das terras para a produção de cereais, exploração de madeira e extração de erva-mate nativa. O local mais tarde se tornou ponto de encontro de autoridades de municípios vizinhos e por isso foi denominado de “Sede Nova”. O nome foi escolhido para batizar o município após ser emancipado.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2022 ® - Todos os direitos reservados