Secretário de Segurança Pública do Estado apresenta projeto para videomonitoramento na região Celeiro – Rádio Alto Uruguai | FM 92,5 – FM 106,1
Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Secretário de Segurança Pública do Estado apresenta projeto para videomonitoramento na região Celeiro

Sistema de videomonitoramento terá central regionalizada para controlar imagens e interligar a parte operacional

27 de julho de 2018
Secretário de Segurança Pública esteve reunido com representantes da segurança pública da região (Foto: Diego Munari/7º BPM)

O secretário estadual de Segurança Pública do RS, Cezar Schirmer, esteve cumprindo roteiro de trabalho nesta quinta-feira (26), na região Celeiro e também na região da Zona da Produção, debatendo com prefeitos, representantes dos órgãos de segurança pública e demais lideranças, a aplicação do Sistema Integrado de Segurança Pública (SIM), que está sendo implantado em todo o estado.

Pela manhã, o encontro aconteceu no campus da URI, em Frederico Westphalen, abrangendo ações conjuntas entre o Estado e 43 municípios que formam a Amzop (Associação dos Municípios da Zona da Produção). Schirmer afirmou que a meta é implantar um sistema de monitoramento integrado, com uma central regionalizada que deverá estar sediada na cidade de Frederico Westphalen. A central terá a tarefa de coordenar todo o trabalho da rede, em uma ação integrada com prefeituras, empresas, BM, PC, polícias rodoviárias e Corpo de Bombeiros.

O presidente da Amzop e prefeito de Liberato Salzano, Gilson de Carli, disse que os municípios que ainda não têm sistema de monitoramento vão viabilizar o serviço. Os prefeitos também aproveitaram para solicitar um aumento no efetivo policial nas cidades da região.

Região Celeiro

Durante a tarde, o encontro da cúpula da segurança pública no estado foi com os prefeitos da Amuceleiro, no Parque Estadual do Turvo, em Derrubadas. Uma das principais propostas apresentadas pelo secretário para os prefeitos da região é a instalação de um sistema de videomonitoramento. De acordo com Schirmer, as prefeituras que desejarem integrar o projeto deverão ter linhas de crédito e financiamento através de bancos de fomento, como Badesul e BRDE.

Os recursos serão para a compra e instalação de câmeras de monitoramento, que deverão ser instaladas em locais estratégicos e de interesse das cidades envolvidas. As imagens captadas deverão ser direcionadas para uma central regional que abrangeria um grupo de municípios, com gerenciamento da Brigada Militar. Um dos pontos de gerenciamento deverá ser a sede do 7º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Três Passos. A responsabilidade sobre a manutenção desses locais e dos servidores que estariam trabalhando no monitoramento seria do governo do estado.

Schirmer destacou às lideranças regionais que a intenção do governo é utilizar servidores que estão na reserva da BM e das Forças Armadas, e aposentados da Polícia Civil e Susepe. Editais para contratação destes profissionais já foram lançados para outras regiões do estado.

Os prefeitos da região estão analisando as propostas apresentadas pelo governo estadual, para avaliar a viabilidade principalmente financeira deste projeto.

Fonte: Rádio Alto Uruguai e Correio do Povo

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados