Secretário de Desenvolvimento garante apoio institucional gaúcho a relações comerciais com os chineses – Rádio Alto Uruguai | FM 92,5 – FM 106,1
Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

MANCHETES

Secretário de Desenvolvimento garante apoio institucional gaúcho a relações comerciais com os chineses

Ficou acordada a elaboração de um documento formalizando a receptividade na relação com a China, e convidando empresários das cidades de Xangai, Tongxiang e Wuhan, que vão investir em empreendimentos na cidade de Santiago, a visitarem o Estado

11 de junho de 2019
Encontro ocorreu no Centro Administrativo do Estado, em Porto Alegre (Foto: Gabinete Deputado Jeferson Fernandes)

Se depender do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo do RS, Ruy Irigaray, a Frente Parlamentar Brasil/China, coordenada pelo deputado estadual Jeferson Fernandes (PT) terá todo apoio institucional para viabilizar investimentos daquele país asiático no RS. O compromisso foi firmado pelo secretário com o parlamentar durante audiência realizada na tarde desta segunda-feira (10), ocasião em que ficou acordada a elaboração de um documento formalizando a receptividade na relação com a China, bem como convidando empresários das cidades de Xangai, Tongxiang e Wuhan, que vão investir em empreendimentos na cidade de Santiago, a visitarem o estado e serem recepcionados no Palácio Piratini. “O que precisarem neste sentido, o estado irá apoiar”, disse Irigaray.

Após retornar de um roteiro na China, entre os dias 21 de maio e de 1º junho, que reuniu empresários e lideranças da região Noroeste do RS, Jeferson retornou com a missão de garantir segurança jurídica para as negociações entre o país asiático e o estado. “Os chineses ficaram satisfeitos com a visita do vice-presidente Mourão àquele país, mas a relação com o Brasil, com o novo presidente, ainda não está sólida. Por isso, eles querem ter ao menos alguma garantia formal do estado que embase os negócios conosco”, explicou o coordenador. Ele lembrou que há grande interesse em estreitar relações entre China e Brasil, especialmente com o RS, em função da produção gaúcha de alimentos. “Este nível de investimento planejado, que envolve toda a produção, com impacto em toda a região, é nova para os chineses conosco. Por isso, a necessidade de maior garantia institucional”, frisou Jeferson.

Representando a comitiva de Santiago, que visitou a China em outubro de 2018 e conquistou a condição de co-irmandade com a cidade de Tongxiang, Ricardo Damian contou que o município apresentou 8 projetos aos empresários chineses e que terão recursos primeiramente para a instalação de uma indústria de rações para animais. Mas aguardam recursos para viabilizar parcerias com a China para a ampliação de um aeroporto, de uma Clínica de Terapia holística, etc. “Aprendemos, na visita à China, que os empresários de lá investem em toda a cadeia produtiva, da produção ao consumidor, porque querem receber o produto pronto; enquanto os investidores tradicionais observam mais os números iniciais do negócio. Os nossos municípios devem começar a se preparar, assim como Santiago, para estas novas relações que a China quer estabelecer”, detalhou.

Por fim, o deputado sugeriu que o governador Eduardo Leite visite a China para reforçar a disposição gaúcha em relacionar-se com os chineses. “Fui recebido como um chefe de Estado naquele país por grandes empresários e lideranças muito significativas. Obtivemos a liberação de uma linha de crédito de R$ 3 bi para empreendimentos do Brasil que sejam viabilizados pela Câmara de Comércio e Desenvolvimento Brasil China. Nada mais justo do que acenarmos positivamente a este gesto chinês, dentro das nossas possibilidades”, concluiu Jeferson. “Vamos dar uma atenção especial, vamos receber estas empresas de portas abertas”, arrematou o secretário Irigaray.

Participaram também da reunião, além do petista, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Santiago, Sadi João Gioda Neto, o presidente da Agência de Desenvolvimento do município, Ricardo Damian, entre outros.

Fonte: Assessoria de Comunicação (Gabinete Deputado Jeferson Fernandes)

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados