Projeto assinado em 2020 prevê o asfaltamento de 10 km entre Crissiumal e Horizontina. Questões de desapropriações emperram o início das obras de infraestrutura
A pavimentação da ERS-305, entre os municípios de Crissiumal e Horizontina, foi tema de reunião na tarde de ontem, na Secretaria de Logística e Transportes do Estado. Para tratar do assunto, o secretário Juvir Costella recebeu o deputado federal Danrlei de Deus Hinterholz.
O asfaltamento dos 10 quilômetros que ligam os municípios contará com 10 milhões de reais obtidos por uma emenda do parlamentar e contrapartida de 3 milhões de reais do governo estadual. Para assegurar os recursos, o processo de desapropriação de áreas em que a rodovia será construída deverá ser concluído até junho.
“Devido à importância da obra, estamos mobilizando os municípios parceiros para que acelerem esse trâmite”, esclarece o deputado Danrlei. “Trata-se de um pleito aguardado há cinquenta anos, que vai colaborar para o desenvolvimento da região”, diz o parlamentar.
De acordo com o secretário Costella, praticamente todos os requisitos técnicos e financeiros estão sendo atendidos para que a obra seja executada. “Hoje, estamos apenas no aguardo das desapropriações”, reforça o titular da pasta de Logística e Transportes. “Inclusive, elaboramos um projeto novo, no ano passado, superando assim mais uma etapa necessária para a licitação”.
Participaram da audiência, também, a presidente da Câmara de Vereadores de Crissiumal, Janice Dalcin Benati, o assessor jurídico do legislativo municipal, Christian Stürmer, e o chefe de gabinete do deputado Danrlei, João Luis Grando (Joca).
Também ontem, a comitiva esteve reunida com a equipe técnica do DAER – Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem, em Porto Alegre, visando agilizar os trâmites burocráticos do projeto.