Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Secretaria de Saúde publica esclarecimento sobre óbito atribuído à Covid-19 em Humaitá

Conclusão de que o óbito foi por Covid-19 provocou questionamentos tanto às autoridades de saúde como à família

20 de novembro de 2020

Após a 17ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) concluir que o óbito de uma paciente de Humaitá na quinta-feira passada foi por complicações do coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde de Humaitá divulga nota de esclarecimento sobre o fato. A mulher, de 64 anos, faleceu na UTI do Hospital de Caridade de Três Passos.

A conclusão de que o óbito foi por Covid-19 provocou questionamentos tanto às autoridades de saúde como à família pelo fato de o corpo ter sido liberado para velório e sepultamento o que, teoricamente, contraria os protocolos sanitários. O primeiro teste rápido, aplicado na paciente, deu positivo, mas outros testes por diferentes métodos foram negativos. Ela não apresentava doenças preexistentes.

A Secretaria Estadual da Saúde respondeu aos questionamentos da reportagem informando que a paciente teve resultado positivo por teste rápido e exame de imagem do pulmão típico de Covid-19, segundo a ficha de notificação. Ainda conforme a secretaria, o PCR não detectável pode ser explicado por ter sido tardio (após 22 dias de sintomas).

A 17ª CRS também retornou à reportagem informando que, conforme nota informativa, os casos de Covid podem ser confirmados por critério laboratorial (teste rápido, RT-PCR, teste de antígeno, imunoensaio, imunofluorescência…), critério clínico-epidemiológico, critério clínico-imagem e critério clínico.

A Secretaria Municipal de Saúde de Humaitá emitiu uma nota em que detalha todo o procedimento adotado no caso, desde o primeiro atendimento até a confirmação do óbito. De acordo com a publicação, no dia 1º de novembro, a equipe de vigilância foi informada, por laboratório particular, sobre o caso com IGM positivo para Covid-19, sendo assim, realizou visita domiciliar testando demais familiares, os quais tiveram resultado negativo.

No dia 3 de novembro, o plantão de urgência e emergência foi contatado pela família, relatando uma piora no quadro, sendo que, a pedido dos familiares, a paciente foi transferida ao Hospital de Caridade de Três Passos, internando inicialmente na Ala Covid. Posteriormente foram realizados dois exames, sendo um pelo método de imunofluorescência e outro PCR, sendo que ambos resultaram negativo, permanecendo, no entanto, internada em função de seu quadro clínico. A paciente apresentou agravo em seu estado de saúde, tendo sido transferida para a UTI permanecendo até seu óbito no dia 12 de novembro.

A nota da Secretaria de Saúde de Humaitá informa ainda que a declaração de óbito, atestada pela médica do hospital, não fez menção ao resultado positivo para Covid-19, liberando assim os familiares a procederem ao velório em condições normais. No entanto, após o óbito, o Estado realizou a investigação epidemiológica, conforme os protocolos sanitários, sendo que no dia 17 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde de Humaitá recebeu a informação do COE – Centro de Operações de Emergência – Coronavírus, da Secretaria Estadual de Saúde, comunicando que, após a investigação do fato, considerou o caso como positivo para Covid-19 em função do resultado de IGM positivo realizado por laboratório particular no dia 1º de novembro.

A Secretaria da Saúde acrescenta que os profissionais da área da saúde agiram de forma correta, seguindo aos protocolos do Ministério da Saúde para melhor atender a população humaitense. De acordo com o a publicação, nenhuma conduta deixa a desejar daquilo que não está protocolado, seguindo normas e técnicas que norteiam atendimentos, avaliações, exames físicos e requisições. A equipe de profissionais da saúde fica consternada com a perda dessa vida, uma vez que desde o início da pandemia não mediu esforços no sentido de combater a transmissão e disseminação do coronavírus e que, apesar de inverdades surgidas, continuará se dedicando intensivamente no sentido de prevenção a novos casos.

Abaixo, a nota na íntegra publicada pela Secretaria Municipal de Saúde:

Esclarecimento da Secretaria Municipal de Saúde.

A família também procurou a Rádio Alto Uruguai para divulgar uma nota de esclarecimento. Confira o documento no link abaixo:

Família emite nota de esclarecimento contestando morte por Covid-19 em Humaitá

 

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados