Secretaria da Saúde de Três Passos aguarda novos resultados do Lacen sobre a dengue e reforça ações – Rádio Alto Uruguai | FM 92,5 – FM 106,1
Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Secretaria da Saúde de Três Passos aguarda novos resultados do Lacen sobre a dengue e reforça ações

Trabalho semanal de combate à dengue ganha reforço a partir de julho e foco no inverno será na melhoria da separação e coleta de lixo. Centro da cidade é a área que apresenta maiores problemas nesta questão

26 de junho de 2019
Separação do lixo ainda precisa melhorar na cidade (Fotos: Arquivo)

De acordo com informações colhidas pela nossa reportagem, a Secretaria Municipal de Saúde de Três Passos aguarda para quinta ou sexta-feira desta semana, uma nova atualização por parte do Lacen – Laboratório Central do Estado, a respeito do resultado final de exames que foram coletados com pessoas que estão com sintomas de terem contraído dengue no município.

Até o momento, 54 casos foram confirmados este ano, além de 15 casos descartados e outros 49 que aguardam o resultado oficial do Lacen, totalizando 118 notificações em Três Passos. O surto da doença vem sendo tratado com prioridade pela Secretaria da Saúde, que promoveu no dia 18 de maio o Dia D de combate à dengue, com o recolhimento de dezenas de toneladas de entulhos em diversos bairros da cidade, além de um mutirão com cerca de 150 pessoas, que visitaram casas e comércios, a fim de alertar sobre a proliferação do mosquito Aedes aegypti e os cuidados que se deve ter nos domicílios e estabelecimentos comerciais.

Em reunião ocorrida na terça-feira (25), do Comitê Local de Monitoramento e Combate à Dengue, a secretária de Saúde, Maria Adelaide Herz, confirmou que a partir deste mês de julho, todas as quartas-feiras os profissionais agentes comunitários de saúde terão a tarefa de trabalhar especificamente no combate à dengue no município, juntando-se aos agentes de endemias. Serão 50 servidores intensificando esse trabalho semanalmente.

Além disso, dois profissionais ligados à pasta estão passando por capacitação na 19ª CRS – Coordenadoria Regional de Saúde, visando estarem aptos a realizar a aplicação de inseticida, sempre que necessário, em situações de notificação de casos suspeitos (quando é realizada a aplicação no pátio do domicílio onde reside a pessoa com suspeita), ou nos casos de confirmação da doença (quando o inseticida é aplicado no domicílio e em um raio de 150 metros da casa onde a pessoa que contraiu a doença reside).

Outro tema abordado pelo comitê local, foi o reforço no trabalho de conscientização a respeito da coleta seletiva do lixo em Três Passos, no sentido de melhorar a separação dos lixos orgânico e seco. O proprietário da empresa que detém a concessão do serviço de coleta no município, relatou que o centro da cidade de Três Passos é a área que apresenta os maiores problemas na separação correta do lixo diário, fato que foi confirmado pelas agentes de endemias.

Para os meses de inverno, a ideia é fazer um novo trabalho junto à comunidade e ao comércio local, visando reforçar os cuidados e realizando adequadamente a separação do lixo, facilitando o trabalho de coleta e de destinação dos resíduos, junto ao Citegem – Consórcio Intermunicipal de Gestão Multifuncional, localizado em Bom Progresso, e para onde são destinados os resíduos coletados em 12 municípios da região. Mensalmente, são levadas até o consórcio, em Bom Progresso, entre 105 e 110 cargas de lixo, originadas em Três Passos.

 

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados